Durante o processo imigratório, há casos onde o cartão de residência (green card) expira e o novo ainda não foi aprovado, apesar de ter sido solicitado.
Isso ocorre nos green cards de casamento, quando aprovados com menos de dois anos da data do casamento, nos processos de EB-5, cujo green card inicial é de apenas dois anos e, finalmente, nos casos em que o cartão de dez anos expira e o estrangeiro ainda não possui o novo, embora solicitado corretamente, o que normalmente se dá pelo atraso no processamento desses pedidos, por culpa exclusivamente do USCIS (serviço de imigração).
Como funciona a renovação do green card? O estrangeiro submete um processo de renovação e recebe uma carta prorrogando a sua residência permanente. Esta carta pode ser usada para trabalho, viagem ao exterior, e serve como prova de que a pessoa é residente permanente dos Estados Unidos.
Entretanto, há casos em que a carta expira e o novo green card ainda não chegou, porque o processo de renovação ainda não foi julgado.
Nesta situação, o estrangeiro deve comparecer ao escritório local do USCIS para obter um carimbo de prorrogação da residência permanente, o chamado ADIT stamp, que também servirá às mesmas finalidades mencionadas dois parágrafos acima.
Antigamente, o sistema era meio arcaico e impunha ao estrangeiro comparecer ao prédio do USCIS e tentar ganhar acesso. Posteriormente, criou-se o Infopass, depois descontinuado.
Agora, o USCIS criou uma nova ferramenta online que padroniza o sistema de agendamento do comparecimento do estrangeiro para esta finalidade. Aqui o link: https://my.uscis.gov/en/appointment/v2
Com isso, o residente permanente pode, de casa, solicitar o agendamento para carimbar seu passaporte, comparecendo no dia e hora que lhe for marcado para tal, evitando transtorno e perda de tempo desnecessários.
Há, inclusive, situações em que este carimbo é enviado pelo correio. O agendamento serve também para o atendimento telefônico do estrangeiro que, a critério do oficial que o atender, este determinar que poderá enviar o carimbo pelos correios e o próprio estrangeiro tratará de colocar o selo de prorrogação do green card no seu passaporte.
Sem dúvida, um avanço na comunicação entre governo e imigrante com o objeto de fazer a lei ser cumprida de forma mais rápida e eficaz.
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.