Há dois anos e meio escrevemos sobre o fim do combo card.
O chamado “combo card” é o resultado da fusão das autorizações de trabalho e viagem.
No passado, o governo emitia separadamente a autorização de trabalho em um cartão e a autorização de viagem em um documento separado e em papel, não em cartão.
Trata-se de duas autorizações distintas, apresentadas por pedidos próprios, cada qual objeto de taxa processual também diferente.
Em 2011, por conveniência, o Serviço de Imigração decidiu emitir os documentos juntos, num só cartão, de onde surgiu a expressão “combo card”.
No início de 2022 o governo passou a emitir estas autorizações separadamente, ou seja, o cartão de autorização de trabalho e a folha de papel de autorização de viagem.
A explicação dada à época é que existia um acúmulo de pedidos de autorização de trabalho pendentes, resultando num atraso grande, o que fez com que o Serviço de Imigração priorizasse as autorizações de trabalho, pois tinha maior interesse em pessoas trabalhando e não viajando para fora dos EUA.
Com o advento das novas taxas processuais, em 1º de abril de 2024, estas duas autorizações passaram a ter taxa processual independente do valor pago para o ajuste de status. Apenas lembrando que, até 31 de março de 2024, quando o aplicante pagava a taxa para ajuste de status, esta já incluía as taxas processuais das autorizações de trabalho e viagem, até o momento em que o ajuste fosse julgado.
Atualmente, o governo tem adotado procedimentos difusos. Alguns casos estão tendo as autorizações emitidas separadamente, ao passo que em outros estão vindo juntas, no combo card.
Uma pena que seja assim, principalmente porque estrangeiros encontram muitos problemas quando precisam viajar para fora dos EUA e não podem porque ainda não aprovada esta autorização prévia.
É verdade que existe a autorização de emergência, mas o USCIS é muito rígido na sua concessão, quase sempre entendendo que a situação apresentada não é emergencial, nem possui caráter humanitário.
Seria muito mais prático para o estrangeiro possuir o combo card, mormente se considerarmos que o custo para emitir a autorização de viagem aumentou consideravelmente (agora é US$ 630. Até 31 de março de 2024 o custo era ZERO para quem tinha o ajuste de status pendente).
Torçamos para a situação se acomode em breve, melhorando os tempos de espera para ambos os pedidos e, ainda assim, que voltem a ser julgados em conjunto, usando o combo card para todos que fizerem ambas as aplicações simultâneas, de trabalho e viagem.
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado que seja licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.