Estima-se que os primeiros imigrantes brasileiros chegaram aos Estados Unidos na década de 1960. No entanto, quando os primeiros brasileiros chegaram em solo americano, eram contabilizados em um grupo com outros imigrantes da América do Sul.
Por conta disso, não há dados precisos sobre os primeiros imigrantes brasileiros. Entretanto, os dados indicam que exista pelo menos 100 mil brasileiros vivendo atualmente na região metropolitana de Nova York, sem contar no restante do país.
A estimativa é de que 600 mil brasileiros vivam em Massachusetts – e esse número evidentemente estaria em movimento crescente caso a postura do atual governo fosse diferente. Além disso, a maioria dessas pessoas são jovens e possuem escolaridade superior à média brasileira.
Segundo a pesquisadora e escritora brasileira Ana Cristina Martes, os imigrantes brasileiros procuram os Estados Unidos para obterem uma qualidade de vida melhor, sendo isso uma espécie de investimento de baixo custo.
Assim sendo, o objetivo é sempre procurar empregos nos EUA com remunerações maiores, além de adquirir maior conhecimento e experiências.
Vale lembrar também que brasileiros com formação superior em universidades particulares podem ter seus diplomas desvalorizados. Por conta disso, muitos desses jovens com formação superior se sujeitam a trabalhos mais operacionais em solo americano, tudo isso para obterem maior poder aquisitivo.
Outro ponto salientado pela pesquisadora é o tratamento que esses brasileiros recebem no país. Dessa maneira, alguns brasileiros relatam que esses trabalhos para brasileiros nos EUA mais básicos possuem um tratamento mais igualitário do que no Brasil, inclusive mencionando a relação entre empregado e empregador como sendo mais respeitosa. Isso é um valor entre os americanos.
Segundo os dados do Itamaraty, existem cerca de 1,4 milhões de brasileiros vivendo nos Estados Unidos. Entretanto, essa estatística não diferencia se os indivíduos vivem no país de maneira legal ou ilegal, sendo apenas um compilado das informações levantadas pelos consulados.
Foi justamente entre os anos de 2007 e 2015 que um grande salto nesse número ocorreu, correspondendo a um aumento de 13%. Dessa forma, é possível afirmar que o principal ponto que atrai essas pessoas para os EUA são as oportunidades de crescimento financeiro.
O Brasil é um país conhecido pela sua miscigenação, e geralmente as pessoas emigravam (saíam do país para outros viver em outros países) raramente. Entretanto, depois da crise de 1980, a emigração se tornou algo crescente e comum, devido ao aumento da pobreza e endividamento nessa época.
Da mesma forma, os brasileiros que imigram hoje para os Estados Unidos o fazem em busca de melhores condições de vida. De 1994 em diante, todas as classes de brasileiros começaram a alçar voos aos ares americanos – e não somente as classes mais favorecidas, como no começo.
O objetivo total disso é a possibilidade de maiores ganhos com funções e trabalhos mais simples. Em suma, há brasileiros que deixam postos de trabalho administrativos aqui e vão para os Estados Unidos trabalhar como faxineiros, pedreiros, entregadores de pizza, etc.
Embora trabalhando em funções mais simples, esses brasileiros conseguem obter uma renda superior e um maior poder de compra em comparação com suas funções técnicas e especializadas aqui no Brasil.
Evidentemente, nos últimos tempos, a imigração de brasileiros para os Estados Unidos diminuiu significativamente, por conta do atual governo que dificultou muito o processo. Além disso, o governo americano acabou por bloquear totalmente o acesso de novos imigrantes nos últimos meses.
A maioria dos brasileiros que imigra para os Estados Unidos normalmente se concentra em regiões como Nova York, California, Massachusetts e Flórida. No entanto, também existem comunidades menores nas regiões de Pompano Beach (na Flórida), Danbury (em Connecticut), entre outras.