O processo é dividido em quatro fases:
(1) Pedido de Determinação de Salário: feito para o U.S. Department of Labor (USDOL) para que o governo determine qual o valor do salário a ser pago para o estrangeiro, na vaga em que o empregador quer contratar. Este pedido leva atualmente de 5 a 6 meses para se ter resposta.
(2) Recrutamento e Aplicação de Labor Certification: com o salário determinado, inicia-se o recrutamento com colocação de anúncios da vaga. O recrutamento não pode levar mais do que 180 dias. Depois de terminado o recrutamento, não aparecendo nenhum candidato qualificado para a vaga, faz-se a Aplicação de Labor Certification para o USDOL. Uma vez feita esta aplicação, ela tem levado cerca de seis meses para se ter uma decisão.
(3) Petição de Imigrante: se a Aplicação de Labor Certification for aprovada, o empregador pode fazer a petição de imigrante para o U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS). Esta fase tambem costuma demorar seis meses, mas ela tem a opção de “processo prêmio”, onde o empregador paga ao Governo uma taxa adicional de $2,500 e o processo é julgado em 15 dias corridos.
(4) Aplicação de Ajuste de Status para Residente Permanente (Green Card): este é o pedido de Green Card do estrangeiro e sua família. Pede-se também uma autorização de trabalho e uma de viagem, que são documentos temporários, válidos por um ano. O Green Card aprovado substitui estas duas autorizações. As fases 3 e 4 às vezes podem ser feitas ao mesmo tempo. O que determina isso é o Visa Bulletin, do U.S. Department of State, que muda todo mês. Quem está fora dos USA não aplica para Ajuste de Status e sim para o processo consular imigratório que leva de 3 a 6 meses a partir da aprovação da fase 3.
Em linhas gerais e bem resumidas, estas são as fases do processo EB-3 para que o leitor tenha uma noção de como funciona este caso e porque leva de 18 a 24 meses para ser concluído.