Saíram os dados do U.S. Department of State para 2023, tendo sido apontados diversos recordes batidos na emissão de vistos. Normalmente, o estrangeiro só tem a visão do seu próprio visto e os dados são interessantes para entender o contexto da operação imigratória do mundo inteiro para os Estados Unidos.
Vamos aos dados.
O Departamento de Estado americano estabeleceu a meta de decidir aplicações de visto em até 90 dias. É verdade que isso ainda não foi atingido em escala, mas avanços foram obtidos em 2023.
Como é sabido, os vistos dividem-se em imigrantes (permanentes, resultando nos green cards) e não-imigrantes (temporários, como turista, estudante, religioso etc.).
Em 2023 foram emitidos mais vistos do que em qualquer ano desde 2015. Muito se atribuiu à possibilidade de isenção de entrevista, agilizando tal emissão.
Vistos de não-imigrantes
As 230 embaixadas e consulados americanos, em 2023, emitiram um número recorde de vistos, ultrapassando 10,4 milhões de vistos.
Deste total, cerca de 40% foram beneficiados por isenção de entrevista, o que é um excelente número. Ou seja, de cada dez aplicações de visto de não imigrante, 4 não precisaram de entrevista.
Sempre é bom lembrar que pedidos de renovação de visto vencido há menos de 48 meses (4 anos), podem beneficiar da isenção de entrevista, se o aplicante nunca teve visto negado, dentre outras ressalvas.
Só para se ter uma ideia, apenas no mês de março 2023 foram emitidos mais de um milhão de vistos de não-imigrantes.
Os vistos de estudante também bateram recordes. Foram emitidos 830.000 em 2023, mais do que em qualquer ano desde 2016.
Vistos sazonais também romperam barreiras quantitativas. Os H-2A e H-2B tiveram o recorde de 442.000 vistos, sendo 90% destinados ao México. Impressionante.
Vistos de imigrantes
Em 2023 foram emitidos 563.000 vistos de imigrantes familiares, através dos 30 postos consulares espalhados pelo mundo.
Observe que consulados e embaixadas emitem todos eles vistos de não-imigrantes, mas os vistos de imigrantes são reservados a apenas este grupo de 30 postos.
O acúmulo de processos aguardando entrevista de vistos de imigrante também diminuiu. Em julho de 2021 eram 532.000. Agora são 275.500.
Destaque para o recorde de vistos de trabalho (ambos imigrante e não-imigrante), sendo que o EB-3 teve o dobro de emissões em relação a 2019, o último ano antes da pandemia.
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado que seja licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.