No momento em que você decide abrir uma empresa nos Estados Unidos, irá precisar lidar com algumas questões burocráticas durante o processo (nada muito complexo se comparado com o Brasil). Uma delas é o pagamento de impostos, que variam muito conforme o tipo de empresa que você tem e o estado americano onde sua companhia está instalada.
Aqui nos EUA, os impostos federais são pagos ao Internal Revenue Service (IRS) e os estaduais ao Department of Revenue (DOR) de cada estado. Diferente do Brasil, nos Estados Unidos você não precisa pagar um imposto sobre “uma nota fiscal emitida”. Os impostos – independente se a sua empresa é LLC ou CORP – são tributados sobre a diferença entre receitas, custos e despesas dedutíveis, ou seja, o empresário pagará imposto sobre o resultado líquido final e não sobre o seu faturamento.
Para que você entenda um pouco melhor, nos Estados Unidos temos praticamente 100 tipos de impostos, que devem ser pagos anualmente! O lado bom para o empresário estrangeiro, não residente, é que você só precisa lidar com algumas taxas. Como, por exemplo:
• Income Tax Federal – Imposto de Renda Federal
• State Income Tax – Imposto de Renda Estadual
• Sales Tax – Imposto Sobre Vendas
• Tax Withholding e Estimated Tax Payment
Pagamento de impostos no Brasil
O lucro da sua empresa da empresa americana não precisa ser declarado no Brasil, porém, a distribuição desses lucros, aos sócios com residência fiscal no Brasil, SIM, pagando apenas a diferença de alíquotas. Isto chama-se Reciprocidade Tributária.
Para garantir que todo o processo de pagamentos de impostos seja feito da maneira correta, é interessante que você contrate um contador experiente, evitando surpresas desagradáveis para você e sua empresa.