Green Card não é tudo igual. Aprenda sobre os sete tipos diferentes.
1. Green Cards baseados em relação familiar
Estes são os cartões decorrentes de relação familiar. Parentes imediatos de cidadãos dos EUA: inclui cônjuges, filhos solteiros com menos de 21 anos e pais de cidadãos dos EUA (o filho que peticiona para o pai deve ter pelo menos 21 anos). Estas categorias de parentes imediatos não possuem cotas imigratórias.
Cidadãos americanos ainda podem peticionar para outros familiares, tais como seus filhos e filhas solteiros, maiores de 21 anos, ou casados, além dos próprios irmãos e irmãs de americanos. Estas categorias têm uma fila de espera, ao possuírem cotas imigratórias anuais. Por isso a demora em receber.
2. Green Cards baseados em emprego (EBs)
Esta categoria possui cinco variações, beneficiando estrangeiros com habilidades extraordinárias, professores e pesquisadores de destaque, executivos multinacionais (todos sendo EB-1), profissionais com graus avançados ou habilidades excepcionais (EB-2), trabalhadores qualificados ou não qualificados (EB-3), trabalhadores religiosos e menores abandonados (EB-4, que não é bem de trabalho, mas aqui está e falaremos dele mais abaixo, em outra categoria) e investidores que criam oportunidades de emprego nos EUA (EB-5).
3. Estatuto de refugiado ou asilado
Indivíduos a quem foi concedido asilo ou estatuto de refugiado podem solicitar um Green Card um ano após a sua designação.
4. Loteria de diversidade
Trata-se da chamada “Loteria do Green Card” ou oficialmente, o Programa de Vistos de Imigrante de Diversidade, que disponibiliza anualmente até 50.000 vistos de imigrante, sorteados a partir de uma seleção aleatória entre todos os inscritos de países com baixas taxas de imigração para os Estados Unidos. Há anos que o Brasil já não participa da loteria, ao enviar muitos imigrantes para os EUA. Outro ponto é que o país de nascimento é que em regra determina a elegibilidade do candidato. Ou seja, se você nasceu no Brasil, mas também possui cidadania italiana, não pode se inscrever na loteria do green card, pois o Brasil (seu país de nascimento) não qualifica seus cidadãos.
5. Estatuto especial de imigrante
Esta categoria inclui vários grupos específicos, como trabalhadores religiosos, funcionários de postos de serviço estrangeiro dos EUA, funcionários reformados de organizações internacionais, menores estrangeiros que estão sob a tutela de tribunais nos Estados Unidos, e outros. São os que aparecem como EB-4, ao menos para fins de cotas de imigração, mas que, na verdade, são rotulados de imigrantes especiais (Special Immigrants).
6. Vítimas de abuso, crime ou tráfico de seres humanos
Isso inclui autopeticionários da VAWA (Lei de Violência Contra a Mulher) (cônjuges, filhos ou pais, vítimas de abuso de cidadãos dos EUA, ou residentes permanentes), portadores de visto U (vítimas de certos crimes), e portadores de visto T (vítimas de tráfico de pessoas). São os chamados green cards humanitários, pois sua proposta é proteger imigrantes que sofreram um profundo ônus, impondo aos Estados Unidos a possibilidade de acolhê-los por conta disso.
7. Residentes de longa data
Esta categoria é interessante, sendo conhecida nominalmente como Registry. São os indivíduos que viveram continuamente nos EUA desde antes de 1º de janeiro de 1972 e que podem ser elegíveis para solicitar um Green Card.
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.