Os EUA possuem quota de vistos de imigrante para as categorias de família e trabalho.
A regra é bastante detalhada e explicá-la em pormenores chega até a confundir o leitor que não é especialista na área.
Hoje vamos falar sobre um fato atual e atípico, de uma quota extra de vistos de imigrante de trabalho.
A cada ano, um total de 140.000 green cards estão disponíveis nas categorias baseadas em emprego e nenhum país pode usar mais do que 7% do total.
No entanto, se todos os green cards baseados nas categorias de família não forem usados, o excesso destes estará disponível para as categorias baseadas no emprego.
Fato é que a maioria dos pedidos de green card com base em relação de família é processada através dos consulados dos EUA no exterior, enquanto a maioria dos pedidos de green card com base no emprego é processada nos Estados Unidos através do USCIS.
Devido à pandemia, que causou o fechamento temporário dos consulados dos EUA no exterior e impediu que os consulados processassem os pedidos de visto, muitos green cards familiares não foram usados e, portanto, o excesso foi atribuído às categorias de emprego.
No ano fiscal de 2021 (encerrado em 30 de setembro de 2021), esse excesso foi de cerca de 122.000 green cards, o que permitiu a disponibilização de mais de 262.000 green cards baseados em emprego.
No ano fiscal de 2022 que vai até 30 de setembro de 2022, estima-se que o excesso será de 150.000 green cards, o que permitirá que mais de 290.000 green cards baseados em emprego estejam disponíveis, o que é um recorde.
A cada mês, o DOS (Departamento de Estado) lança um boletim de visto que prevê a disponibilidade de visto de imigrante nas várias categorias de família e trabalho, naquele mês específico. Em termos simplistas, isto significa que, por exemplo, se no mês de abril 2022 a data de prioridade de determinada categoria é 15 de março de 2021, isso significa que casos estrados até 15 de março de 2021 podem ter aprovada a residência permanente (green card).
Há ainda datas mais favoráveis para aplicação de ajuste de status, anteriores às datas da aprovação final. O motivo é flexibilizar ao aplicante entrar com o pedido antes da data de disponibilização final, pois se leva tempo para o pedido ser processado e a expectativa é que até isso ocorrer, a data de preferência já terá sido atingida no boletim de vistos dos futuros meses.
Confuso? Sim! Mas trata-se de parte do processo imigratório e é extremamente importante conhecer essa mecânica para estabelecer uma estratégia que otimize o processo de cada caso concreto.
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.