Atletas constituem uma profissão tal como qualquer outra. Talvez exista uma exposição maior na mídia, por conta de uma preferência das pessoas por competições esportivas.

Mas isso não significa que um estrangeiro possa imigrar para os Estados Unidos, unicamente pelo fato dele ser atleta, mas sim quando ele possui reconhecimento na sua modalidade esportiva.

Abaixo as categorias de atletas que se enquadram no visto P-1.

Atletas individuais reconhecidos internacionalmente: o estrangeiro deve estar vindo para os Estados Unidos para participar de uma competição atlética específica em um esporte no qual é reconhecido internacionalmente. Para ser reconhecido internacionalmente, o atleta deve ter um alto nível de realizações em um esporte, o que é demonstrado por um grau de habilidade e reconhecimento substancialmente acima do normalmente encontrado. Sua conquista deve ser renomada, importante ou bem conhecida em mais de um país. A(s) competição(ões) em que o atleta estrangeiro deseja participar deve(m) ter uma reputação distinta e estar em um nível de desempenho reconhecido internacionalmente, de modo que exija a participação de um atleta reconhecido internacionalmente.

Equipes atléticas reconhecidas internacionalmente: o estrangeiro deve estar vindo para os Estados Unidos para participar de uma competição atlética com uma equipe que, como unidade, alcançou reconhecimento internacional no esporte. A competição em que sua equipe está participando deve ter uma reputação distinta e estar em um nível de desempenho reconhecido internacionalmente, de modo que exija a participação de uma equipe atlética reconhecida internacionalmente.

Atletas profissionais: o estrangeiro deve estar vindo para os Estados Unidos para ser empregado como atleta por: (1) uma equipe que é membro de uma associação de seis ou mais equipes esportivas profissionais cujas receitas totais combinadas excedem US$ 10 milhões por ano. A associação deve reger a conduta de seus membros e regulamentar as competições e exibições nas quais suas equipes membros participam regularmente; ou (2) qualquer time da liga secundária que seja afiliado a tal associação.

Atletas ou treinadores amadores: o estrangeiro deve estar vindo para os Estados Unidos para atuar como atleta ou técnico como parte de uma equipe ou franquia localizada nos Estados Unidos e membro de uma liga ou associação estrangeira. A liga ou associação estrangeira deve atender aos seguintes requisitos: (1) a liga ou associação deve consistir em 15 ou mais equipes esportivas amadoras; (2) a participação na liga deve tornar os jogadores temporária ou permanentemente inelegíveis conforme as regras da National Collegiate Athletic Association para: (a) ganhar uma bolsa de estudos no esporte em uma faculdade ou universidade dos EUA; ou (b) participar do esporte em uma faculdade ou universidade dos EUA; (3) a liga ou associação deve ser o nível mais alto de desempenho amador desse esporte no país estrangeiro relevante; e (4) um número significativo de indivíduos que jogam na liga ou associação são selecionados por uma liga esportiva principal ou por uma afiliada de uma liga secundária.

Patinadores de gelo para teatro: o estrangeiro deve estar vindo para os Estados Unidos para participar de uma produção teatral específica de patinação no gelo ou turnê como um atleta profissional ou amador que atua individualmente ou como parte de um grupo.

Portanto, não é todo atleta que pode vir para os Estados Unidos com este visto de trabalho específico, mas sim os que tenham reconhecimento na sua atividade esportiva e observadas as condições aqui mencionadas.

A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.