O Departamento de Estado dos EUA (USDOS) anunciou recentemente que os solicitantes de visto de estudante F e M pela primeira vez agora podem receber vistos até 365 dias antes da data de início do programa listada no formulário I-20. Antes dessa mudança, os vistos F e M somente podiam ser emitidos até 120 dias antes da data de início do programa.
Os consulados dos EUA, cuja operação cabe ao USDOS, têm uma preocupação crescente com os longos tempos de espera para os candidatos/aplicantes dos vistos F e M.
O USDOS tentou reduzir a longa espera pelas entrevistas de visto dispensando a exigência de entrevista pessoal para muitos solicitantes de visto. Embora isso tenha ajudado, ainda existem alguns consulados onde, se for necessária uma entrevista pessoal, a primeira entrevista para um solicitante de visto F ou M pode demorar vários meses.
Desta forma, antecipar a possibilidade de emissão do visto facilita o fluxo operacional dos consulados, que podem administrar melhor sua carga de trabalho.
Mas emitir o visto antes não significa que o estudante pode entrar antes nos EUA, porque esta nova política se aplica apenas ao pedido de visto e não à data de admissão no país.
Vale dizer, a nova política permite que os estudantes F e M solicitem o carimbo do visto no passaporte até um ano antes da data de início do programa. No entanto, o requerente não pode entrar nos EUA com tanta antecedência com base no visto. O mais cedo que uma pessoa pode solicitar admissão nos EUA com um visto F ou M é normalmente 30 dias antes da data de início do programa.
Exemplo: se o I-20 prevê que o curso nos EUA começará dia 1º de dezembro de 2023, agora o estrangeiro pode aplicar para o visto no consulado a partir de 1º dezembro de 2022 (pelo sistema anterior ele poderia somente aplicar a partir de 1º de agosto de 2023).
Já entrar nos EUA utilizando o novo visto, a lei continua igual, e o estudante estrangeiro poderá somente entrar até 30 dias antes do início do seu programa de estudo. No nosso exemplo acima, a partir de 1º de novembro de 2023. Esta regra continua a mesma, o que não descarta as vantagens de poder aplicar para o visto com antecedência.
Esta nova regra ajudará a reduzir os atrasos no processamento de vistos e facilitar o planejamento antecipado de estudantes e instituições educacionais dos EUA.
Caso queira saber o tempo atual de espera para agendamento de entrevistas de vistos, consulte aqui: https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/study/student-visa.html
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.