Saiu o boletim de vistos (Visa Bulletin) de junho 2024 e a notícia não é boa. Há pouco ou nenhum movimento progressivo em qualquer uma das categorias baseadas no emprego em comparação com o boletim de maio 2024.
Mas o que é pior é que o Departamento de Estado (USDOS) alerta para a chamada retrogressão que ocorrerá em um futuro próximo. A retrogressão ocorre quando as datas de processamento de green card, ao invés de avançarem no tempo, acabam voltando. Isso ocorre quando entram muitos processos de ajuste de status que possuem datas de preferências mais antigas do que as que existiam quando o boletim anterior foi criado.
Confuso? Muito! Vejam as previsões do boletim de vistos para junho 2024, lembrando que todas as categorias de trabalho estão utilizando neste mês a tabela Final Action.
EB-1: não há alteração na categoria EB-1, que permanece atual (current), exceto para Índia (1º/mar/2021) e China (1º/set/2022).
EB-2: também não houve movimentação na categoria EB-2, que continua parada em 15 de janeiro de 2023, com exceção de Índia (15/abr/2012) e China (1º/feve/2020). Se você é brasileiro e está indignado com a demora, pense no indiano, que tem que esperar 12 anos.
EB-3: na categoria skilled/professional, a data de corte é 22 de novembro de 2022. Mas para Índia é 22 de agosto de 2012 e para China sendo 1º de setembro de 2020. Já na categoria unskilled, durante o mês de junho 2024, só pode receber o green card (ou aplicar para ajuste de status) quem tem data de prioridade (ou data de preferência) até 8 de outubro de 2020. Mas adivinha? Índia a data avançou! Para 22 de agosto de 2012… China permaneceu inalterada em 1º de janeiro de 2017 e Filipinas em 1º de maio de 2020.
EB-4: esta categoria engloba os SIJS e trabalhadores religiosos, sendo a data determinada a de 1º de novembro de 2020.
EB-5: esta categoria do investidor imigrante continua zerada, sem fila de espera, mas acompanha as demais categorias de retrogressão para Índia em 1º de dezembro de 2020 e para China em 15 de dezembro de 2015. Ou seja, o cidadão chinês investe US$ 800.000 hoje, mas somente poderá imigrar daqui nove anos.
Normalmente o público se atém apenas às datas de sua categoria de interesse, sem ao menos ler os comentários que seguem logo abaixo, emitidos pelo Departamento de Estado. Neles aparecem indicadores de movimento futuro.
E aqui reside a má notícia. O Departamento de Estado americano indica que tem havido grande demanda nas categorias EB-2 e EB-3. Com isso, no futuro boletim de julho 2024, o USDOS retrocederá provavelmente as datas limite para EB-2 e EB-3 para todos os países. Isto é feito visando manter o uso do número de visto no máximo permitido pela lei para o ano fiscal de 2024, que se encerra em 30 de setembro de 2024.
Como nota final, muito cuidado com o Visa Bulletin e suas ramificações. Ele é muito mais que uma data para aplicação de ajuste de status ou aprovação de um green card. Consulte sempre um advogado de sua confiança e tenha segurança ao prosseguir com o seu processo.
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado que seja licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.