Já alertamos sobre as fraudes de pessoas que estão se passando por agentes do ICE (Immigration and Customs Enforcement) com vistas a obter vantagens indevidas em cima de imigrantes ilegais, mas as fraudes não param por aí. Existe uma lista e vamos alertá-los abaixo.
Fraude da loteria do visto
E-mails fraudulentos e cartas são enviados aos solicitantes do programa Diversity Visa (DV) (Visa Lottery). Os golpistas por trás desses e-mails e cartas fraudulentos estão se passando pelo governo dos EUA na tentativa de extrair o pagamento dos candidatos ao DV. Todos os candidatos devem estar familiarizados com as informações sobre fraudes de DV fornecidas pela Federal Trade Commission. Os candidatos são incentivados a revisar as regras e procedimentos do programa DV para que você saiba o que esperar, quando esperar e de quem.
Embora os candidatos de DV possam receber um e-mail do governo dos EUA lembrando-os de verificar seu status on-line por meio da verificação de status de participante de DV, eles não receberão uma carta de notificação ou e-mail informando serem um participante de DV bem-sucedido. Os candidatos só podem descobrir se foram selecionados para continuar com o processamento de DV verificando seu status on-line por meio da verificação de status de participante de DV em https://dvprogram.state.gov.
Por fim, lembre-se de que as taxas para o processo de solicitação de DV são pagas ao caixa da embaixada ou do consulado dos EUA no momento da sua entrevista agendada. O governo dos EUA nunca solicitará que você envie o pagamento antecipadamente por cheque, ordem de pagamento ou transferência eletrônica.
Fraude do I-9 (USCIS)
O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) descobriu que empregadores estão recebendo e-mails fraudulentos solicitando informações do formulário I-9. Os empregadores não são obrigados a enviar os formulários I-9 ao USCIS.
Os empregadores devem ter um formulário I-9, verificação de elegibilidade de emprego, para cada pessoa em sua folha de pagamento.
Todos esses formulários devem ser mantidos por um determinado período.
Esses e-mails fraudulentos vêm de um endereço de e-mail fraudulento: news@uscis.gov. Este não é um endereço de e-mail do USCIS. O corpo do e-mail pode conter etiquetas do USCIS e do Office of the Inspector General, seu endereço e um botão de download fraudulento com link para um endereço da Web não governamental (uscis-online.org). Não responda a esses e-mails nem clique nos links neles contidos.
Se você acredita que recebeu um e-mail fraudulento solicitando informações do formulário I-9 do USCIS, denuncie-o ao FTC (https://reportfraud.ftc.gov/#/?orgcode=USDOEVCC). Se você não tiver certeza se é uma farsa, encaminhe o e-mail suspeito para o webmaster do USCIS (https://www.uscis.gov/scams-fraud-and-misconduct/avoid-scams). O USCIS revisará os e-mails recebidos e compartilhará com as agências de aplicação da lei conforme apropriado.
Fraude da corte de imigração (Deportação)
O Escritório Executivo para Revisão de Imigração (EOIR) anunciou que foi notificado recentemente de telefonemas que falsificam o escritório do Juiz-Chefe de Imigração como parte de uma campanha de desinformação. A pessoa que telefona geralmente falsifica a linha principal do Gabinete do Jhttps://acis.eoir.justice.gov/en/uiz Chefe de Imigração, 703-305-1247, de modo que as chamadas parecem vir do EOIR no identificador de chamadas do destinatário.
Nesse golpe, o fraudador se passa por um funcionário do EOIR e solicita informações pessoais das vítimas. Essas chamadas são fraudulentas, pois funcionários do EOIR não ligam para indivíduos deste número sobre assuntos relacionados ao caso.
Para se proteger, tenha cuidado ao atender chamadas telefônicas de números que você não reconhece. Nunca forneça suas informações pessoais por telefone para pessoas que você não conhece.
Se você tiver alguma dúvida sobre o seu caso, ligue para o andamento automatizado no número 1-800-898-7180 ou visite o site para acompanhar o status do seu caso: https://portal.eoir.justice.gov/InfoSystem ou https://icor.eoir.justice.gov.
A participação do público é extremamente importante para encerrar as fraudes. Suspeite de tudo. As fraudes continuam enquanto o público cai nelas. Quando o público começa a duvidar de quem está do outro lado da ligação, as fraudes desaparecem.
A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.