As diferenças entre a cultura e a gastronomia americana e a brasileira são muito grandes, por isso se você pretende viajar para o país norte-americano em breve, vale a pena você já conhecer algumas diferenças e evitar ter algum problema durante sua viagem.

Por isso preparamos algumas dicas para você não passar vergonha na terra do Tio Sam!

1. Afetividade

No Brasil é muito comum você estar em um supermercado ou restaurante e do nada começar puxar papo com um desconhecido sobre futebol, política, esporte, religião etc.

Já nos Estados Unidos isso não é comum, pois o americano preza pelo seu espaço e sua individualidade, por isso são mais fechados a desconhecidos.

Isso não quer dizer que eles são mal-educados e indiferentes, muito pelo contrário, eles costumam ser super educados.

Então, quando estiver em um lugar público, evite abraços, beijinhos no rosto e coisas do tipo.

2. Comida

A comida é um ponto que você deve muito atenção, pois isso pode causar muito estranheza no início.

Fast-food e comidas enlatadas fazem parte da refeição e tem grande influência sobre a culinária americana. O arroz e o feijão como conhecemos no Brasil, podem não existir dependendo da região que você estiver.

O café da manhã americano costuma ser bem farto, com ovos, bacon, panquecas, waffles, bem diferente do brasileiro que às vezes é apenas um café, um leite, um pãozinho, uma comida mais leve.

Já o almoço americano diferente do Brasil se parece mais com um lanche, às vezes um sanduíche, um fast-food ou uma comida que a pessoa não tenha que parar muito tempo para comer.

No jantar os americanos têm o hábito de comer uma carne, com um acompanhamento e saladas. Normalmente o jantar americano é mais cedo, entre 17h e 18h.

Por causa dessas características, muitos brasileiros preferem preparar o seu próprio alimento em casa, atualmente existem alguns supermercados com produtos brasileiros que ajudam muito você, matar a saudade da comida típica do Brasil.

3. Gorjeta

Ao contrário do Brasil, em que a gorjeta é vista como algo opcional, nos Estados Unidos espera-se que ela seja paga de acordo com a satisfação pelo serviço prestado. É uma forma de gratificar e motivar quem prestou o serviço.

Também é um indicador da qualidade, pois quando o serviço não agrada o cliente ele simplesmente não paga a gorjeta. É praticamente uma regra deixar gorjeta para garçons e taxistas, por exemplo.

Por isso, sempre tenha um valor a mais no bolso, pois se você não paga a gorjeta a pessoa vai entender que você ficou insatisfeito com o serviço.

4. Consumo de bebida alcoólica

A idade mínima para beber nos EUA é de 21 anos.

O consumo de bebidas alcoólicas não pode ocorrer em vias públicas, ainda que seja uma celebração ou data comemorativa.

Nos Estados Unidos as bebidas alcoólicas devem ser consumidas somente no interior de estabelecimentos fechados (nem na calçada de um bar, restaurante ou pub é permitido).

Caso você seja pego infringindo a lei, pode ser detido e/ou ter que pagar multa correspondente ao delito, que pode variar dependendo do estado.

No Brasil não há essa restrição, apenas a venda e consumo para menores de 18 anos, é muito comum as pessoas circularem em vias públicas e em quase todos os lugares portando algum tipo de bebida.

A cultura é um fator muito importante para qualquer país e, cada um tem suas peculiaridades e influências que precisam ser entendidas e respeitadas pelos turistas e imigrantes.

Por isso é fundamental que quem viaje aos EUA, independentemente do motivo, conheça antecipadamente as diferenças culturais para evitar transtornos.