Você já deve ter ouvido alguém reclamar recentemente que o processo de cidadania por naturalização está parado desde quando começou a pandemia em março de 2020.

Verdade. Os casos estão com movimentações erráticas.

Existem vários exemplos de famílias que aplicaram simultaneamente, remetendo os pedidos individuais até no mesmo envelope, mas cujo tempo de processamento variou sem qualquer explicação lógica.

Enquanto um familiar era naturalizado em seis meses, outros nem sequer recebiam qualquer andamento processual.

Isso ocorreu em escala nacional, com pessoas dos mais variados países, cujos Green Cards foram emitidos em categorias diversas.

Perfis que não representavam qualquer justificativa para a demora se mesclavam com outros onde havia algum motivo para o atraso na aplicação (por exemplo, passado criminal etc.)

Parece que finalmente o motivo veio à tona.

Com o advento da pandemia, a central de registros do USCIS, o chamado Federal Records Centers (FRCs), fechou completamente e os casos que lá estavam, ali ficaram, não sendo desarquivados para o devido processamento das aplicações de naturalização.

Paulatinamente, alguns funcionários retornaram às suas funções e os processos voltaram a andar. Mas não no mesmo ritmo de antes, pois a quantidade limitada de funcionários não dava vazão ao crescente número de processos.

Finalmente, por uma atuação conjunta do USCIS com a Administração Nacional de Arquivos e Registros (National Archives and Records Administration – NARA), todos os prédios físicos de arquivos voltaram a ter 100% do pessoal necessário para trabalhar regularmente, tendo ora sido fixado que em alguns meses todo o atraso será atualizado e os processos voltarão todos a ficar com seu processamento em dia.

Isso mostra que os efeitos da pandemia ainda são sentidos e que temos que saber administrar as dificuldades que ainda estão surgindo.

A boa notícia é que o USCIS tem agendado apontamentos para biometria e entrevistas de cidadania também aos sábados e em locais até diversos do domicílio do aplicante, para acelerar as decisões finais destes processos.

A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.