Seu João era um senhor de infância difícil, mas que ao longo da vida conseguiu se tornar uma pessoa bem sucedida na vida. Tinha uma vida de classe media, dois filhos, casa própria e carro do ano, mas nem sempre foi assim. Seu João deu muito duro na vida, tinha um comércio no centro da pequena cidade do interior e ao longo dos anos foi galgando conquistas, que para sua época era muito relevante. As conquistas vieram com muito trabalho, mantinham os filhos em boas escolas e raramente viajava, sua diversão era estar com a família aos fins de semana.

Seu filho mais novo, João Filho, era um menino muito inteligente, porém não queria saber muito de responsabilidades, levava a vida boa que seu pai lhe dera e estava muito confortável com isso. Seu João tinha um hobby, limpar a piscina da sua linda casa que construiu com suor do seu rosto depois de muitos anos de trabalho duro. Levantava diariamente às seis da manhã e dia sim, dia não, limpava sua piscina impecavelmente. Não ficava nenhuma folha sequer boiando na água, límpida e convidativa.

Aos domingos Seu João acordava seu filho para que ele fosse limpar a piscina. Muito contrariado o menino ia sempre reclamando, sempre com sono depois das farras de fim de semana. Era um martírio todos os domingos às seis da manhã, mas Seu João não desistia, acordava o moleque mesmo assim. O pai ensinava o filho todos os macetes do motor, como conectar a mangueira e o mais importante e sacrificante para o garoto: mover o aspirador com toda a calma do mundo para que a sujeira não se desprendesse do fundo deixando a água suja novamente.

Aquela cena se repetiu durante anos, Joãozinho cresceu, se transformou em um homem de caráter forte e obstinado a vencer na vida, porém seu pai deixou um grande desprazer em seu filho, limpar piscinas. Joãozinho dizia sempre que preferia trabalhar e ganhar dinheiro para poder pagar alguém para limpar a piscina de sua casa ao invés de fazer o trabalho, e assim o fez durante muito tempo.

João Filho como era chamado agora, se casou e teve dois filhos. Sempre muito trabalhador e próspero, sempre cresceu na vida com determinação e confiança. Ninguém imaginava que aquele garoto rebelde e desbocado seria alguém na vida, mas para a surpresa de todos ele conseguiu vencer. Como tudo na vida não são somente flores, João Filho enfrentou problemas e teve dificuldades no trabalho, levando ele a falir a empresa que fundou há alguns anos.

Desorientado e sem saída, João Filho entrou em depressão, pensava constantemente em se suicidar, abalando a família e todos aqueles que o queriam bem. Sem dinheiro, aquele homem, empresário e pai de família passou a ter que executar as tarefas da casa, as quais ele não podia mais pagar para serem feitas, entre elas limpar a piscina. O desgosto de fazer aquele trabalho era tamanho, que João Filho cogitou diversas vezes em soterrar a linda piscina para não ter o trabalho de mantê-la limpa.

Certo dia João Filho saiu em busca de trabalho e por ironia do destino, a única empresa que encontrou foi de construção e manutenção de piscinas. Muito contrariado e pressionado pela situação financeira da família ele aceitou o trabalho. Foram meses difíceis para João Filho, mas sem alternativas e com a crise apertando cada vez mais, ele seguiu. Apesar de não gostar do que fazia, aquele homem tinha uma virtude, fazer bem qualquer trabalho que viesse em suas mãos, não importando qual fosse.

João Filho tinha mentalidade de chefe, ele sabia que em alguns anos ele se recuperaria e deixaria a posição de funcionário para voltar a ser dono da sua própria empresa novamente. Em uma visita a um dos condomínios que a empresa cuidava, limpando uma piscina, o chefe de João Filho comentava sobre sua vida particular, dizendo estar enfrentando problemas com a esposa e que não estava certo de poder seguir dirigindo a empresa. Na hora, João Filho despertou seu lado empreendedor e se colocou à disposição do chefe para dirigir a empresa e foi logo bem aceito pelo patrão, pois aquele funcionário era muito dedicado e visionário.

Foi isso que ocorreu nos meses seguintes, João Filho tomara a frente da empresa e dirigia os negócios com dedicação e confiança. Após um ano o patrão se aproximou a João Filho e disse que não continuaria com a empresa e que a colocaria a venda. Sem deixar que o patrão terminasse a conversa, João Filho lhe fez uma oferta de compra. Não era a melhor oferta, mas o patrão conhecia a saúde financeira da empresa e como era seu movimento, então decidiu aceitar.

João Filho tomou posse da empresa agora como proprietário, organizou importantes mudanças e com um bom plano de expansão, abaixou a cabeça e começou a trabalhar arduamente. Ele ia em busca de novos clientes a cada semana, contratava mais pessoas e se especializou na qualidade única de serviços. A empresa foi tomando corpo e ao longo dos anos se tornou referência na construção e manutenção de piscinas, líder em todo o país.

A piscina é sinônimo de alegria, reunião com a família e os amigos, sinônimo de fartura, de bons momentos vividos, e somente com a água transparente e refrescante podemos desfrutar de tudo isso, e desde então, João Filho levanta diariamente às seis da manhã e primeiramente limpa sua piscina, para depois então organizar e dirigir sua empresa, responsável pela limpeza de milhares de piscinas em todo país.

Sem saber, Seu João deixou para o seu filho um aprendizado muito importante: é fazendo o que NÃO se quer fazer que alcançamos grandes vitórias. É deixando de comer em demasia e praticando exercícios que perdemos peso. É estudando horas a fio ao invés de ficar na frente da TV que entramos na faculdade. É trabalhando com amor e dedicação naquele emprego chato que somos promovidos ou conquistamos experiência para um novo trabalho e até mesmo um negócio próprio. É sempre fazendo o que não queremos, sempre foi assim e continuará sendo.

Faça o que não quer e terá o que nunca imaginou!