O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) anunciou no dia 30 de janeiro de 2023 novos designs para melhorar a segurança do cartão de residente permanente, também conhecido como Green Card e documentos de autorização de emprego (EADs). O USCIS começará a emitir os novos cartões redesenhados em 30 de janeiro de 2023.

Os novos designs de Green Card e EAD contêm tecnologia de ponta que continua a proteger a segurança nacional e a melhorar os serviços para os imigrantes, em termos de pronta identificação vinculada ao banco de dados pessoais.

As mudanças incluem detalhes das ilustrações aprimoradas, impressão tátil que se integra melhor com o design; tinta com variação ótica aprimorada; imagens holográficas altamente seguras, tanto na frente quanto no verso; e campos de dados em posições diferentes das versões anteriores.

Segundo a diretora do USCIS, Mrs. Ur M. Jaddou, “esse redesenho demonstra ainda mais o compromisso do USCIS em adotar uma abordagem proativa contra a ameaça de adulteração, falsificação e fraude de documentos seguros”, ela continua, “atualizações consistentes para proteger documentos, com base em nosso conhecimento dos mais recentes métodos de fraude e pela inovação e criatividade da nossa equipe, garantem a integridade contínua dos documentos seguros emitidos por nossa agência.”

A introdução dos novos designs não significa que os cartões emitidos anteriormente sejam inválidos. Os cartões atuais permanecem válidos até a data de vencimento, salvo indicação em contrário, como por meio de uma extensão automática de um Green Card ou EAD, conforme indicado no formulário I-797, notificação de ação ou em um aviso do registro federal.

Alguns Green Cards e EADs emitidos após 30 de janeiro de 2023 ainda podem ser no antigo design, porque o USCIS continuará usando o material de impressão existente até que os suprimentos atuais se esgotem. Ambas as versões dos cartões são aceitas para o formulário I-9, Verificação de Elegibilidade para Emprego; E-Verify; e Verificação Estrangeira Sistemática de Direitos (SAVE).

Alguns Green Cards mais antigos não têm data de validade e geralmente permanecem válidos; no entanto, o USCIS incentiva os solicitantes com esses cartões mais antigos a considerar a solicitação de um cartão substituto para evitar fraudes ou adulterações caso o cartão seja perdido ou roubado.

O USCIS lançou os atuais de Green Card em maio de 2017 e para mitigar o risco de fraude e falsificação, a divisão de gerenciamento de documentos do escritório de admissão e produção de documentos do USCIS, reformula os cartões a cada três a cinco anos.

A reformulação dos cartões faz parte do Projeto Secure Identification Platform (SIP), que começou em 2019 com uma extensa pesquisa de mercado. A divisão de gerenciamento de documentos do USCIS reuniu-se com os principais líderes e partes interessadas do setor para aprender as melhores práticas no intuito de combater fraudes, beneficiando governo, empregadores e a população. Como de costume, caso alguém queira denunciar fraudes, pode-se valer deste site: https://www.uscis.gov/scams-fraud-and-misconduct/scams-fraud-and-misconduct

A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.