Em dias de cansaço e de grandes desafios você deve pensar: “Ah! Não vou tentar esse negócio de dieta” porque “eu mereço essa pizza, esse chocolate…trabalhei muito, me esforcei, por isso mereço!” e ainda… “hoje é sexta, ninguém faz dieta dia de sexta, na segunda eu começo!”
Deixa eu te falar uma coisa: “Começa HOJE!”. Com base em estudos e pesquisas, descobri seis sabotadores que contribuem para que você não perca peso e continue engordando. Veja abaixo:
1. Aquela velha desculpa
“Vou esperar passar as datas comemorativas e depois eu começo”. O problema é sempre deixar para ‘depois’ e esse ‘depois’, vai se transformando em 3 kg, 5 kg, 20 kg extras e para voltar, o caminho será bem maior que antes. Por que não começar agora? A ideia do ‘tempo certo’ para iniciar algo é muito relativa, mas uma coisa é certa: quanto mais você demorar a iniciar, mais longe vai estar do seu objetivo.
2. Aumentar o consumo de carboidratos
O consumo em excesso resulta em aumento de peso. Quando células, músculo e fígado estiverem repletos de glicogênio, todo o excedente será transformado em gordura. Para decidir se o consumo regrado de carboidratos funciona para você ou não, o ideal é que você seja acompanhado por um profissional que irá fazer um planejamento personalizado.
3. Resistência à atividade física
Este sabotador é um dos mais comuns. Além de sabotar o processo de emagrecimento, também estimula ao sedentarismo. Muitos associam a prática de exercícios físicos como um sofrimento e não como um caminho para a saúde e bem estar, chegando até a dizer que existe futilidade em ter um corpo musculoso, sendo que o principal objetivo está associado à saúde e qualidade de vida.
Indicamos o exercício físico não porque odiamos o nosso corpo atual, mas sim porque o amamos e queremos o melhor para ele. Já pensou sobre isso?
A opinião negativa dos outros é outro tópico — Quando pessoas começam um processo de vida saudável é muito comum ouvir comentários “Ah! Você emagreceu muito”, só por hoje, está exagerando, ou “talvez essa roupa não te caiu tão bem”.
Quando este conversinha age e você deixa de escutar o que quer e sim o que os outros querem, correndo risco de entrar no efeito sanfona. É necessário que você trabalhe bastante o fato de suportar a estranheza dos outros às suas mudanças. Porque mudar dói aos olhos dos outros.
4. Acreditar que não precisa da ajuda de um profissional
Se você está buscando mudar o padrão alimentar e deixar para trás antigos hábitos, vale a pena consultar um nutricionista para te orientar. Muita gente se sente perdida diante de tanta informação sobre alimentação, pois já não sabe o quem “faz bem” e o que “faz mal”. Reconheça e trate os motivos que podem estar influenciando seus hábitos alimentares e por consequência seu peso.
5. Dinheiro
É um dos principais auto sabotadores. A pessoa deixa de frequentar uma academia, ir ao psicólogo ou nutricionista pelo fato de não ter condições financeiras, quando na verdade é apenas uma desculpa. Quando você firma um contrato com uma academia ou mesmo profissional em emagrecimento, busque contratos que deixem você presa a proposta, para evitar que desista em poucas semanas.
6. Qual o segredo do emagrecimento?
Gerencie melhor sua vida e perceba o que você está perdendo por estar acima do peso. Quem tem um “grande porquê”, consegue se manter motivado durante toda a jornada. Isto é fundamental, já que obstáculos irão surgir durante a caminhada.
Sua motivação pessoal será importante durante o processo de emagrecimento. As pessoas fracassam durante o processo de emagrecimento, porque desistem do seu objetivo antes mesmo de chegar lá. O primeiro passo é começar hoje e não deixar para amanhã.
Você precisa de ajuda? Posso te ajudar, por meio do Programa de Emagrecimento da VQ Weight Loss & Med Spa. Minha equipe está preparada para atendê-lo e todos os meses temos pacientes se transformando por aqui, é muito gratificante ver toda essa transformação! E para você que não é de Orlando, atendemos de forma on-line todas as partes do mundo. Vamos juntos?