Ninguém gosta de pensar na possibilidade de sofrer um acidente de carro e até mesmo ter uma lesão. Contudo, é melhor estar preparado caso esse tipo de evento aconteça, pois a atitude correta pode garantir o seu direito a um tratamento médico ideal e o seu direito indenizatório.
Veja abaixo algumas dicas simples do que você pode fazer para evitar dores de cabeça, caso você sofra um acidente de carro na Flórida e se machuque.
1. Ligue para a polícia
Ligue para o 911 e peça que eles compareçam ao local do acidente para fazer o Crash Report, que é um documento que descreve todas as informações do acidente e seus envolvidos. Tudo que você precisa fazer é explicar o que aconteceu ao policial, sem se incriminar.
Você não precisa ligar para outro número para solicitar uma ambulância ou bombeiros, a pessoa que o atender no 911 também irá acioná-los, caso seja necessário.
2. Troque informações de seguro e tire fotos
Peça para o outro envolvido apresentar informações do seguro dele e fotografe o cartão.
Também tire fotos de cada parte do carro que tenha sido danificada e fotos detalhadas de eventuais lesões sofridas. As fotos são importantes independentemente da presença da polícia.
3. Contato com a seguradora
Não faça declarações sobre o acidente para qualquer seguro, seja o seu ou o da outra parte. Contrate um advogado de lesões por acidente que fale a sua língua e quem sempre irá contactar e falar com a seguradora em seu nome.
4. Avaliação médica e despesas
Caso você tenha um seguro de carro na Flórida, você automaticamente terá uma cobertura de até $10,000.00 para despesas médicas ocorridas no tratamento da sua lesão, chamado Personal Injury Protection (PIP). Os valores excedentes poderão ser deduzidos de eventuais indenizações que você receba ao final do seu caso.
É muito importante que você seja visto por um profissional da saúde para iniciar seu tratamento o mais rápido possível. O tratamento deve ser iniciado em até 14 dias da data do acidente para que o benefício do PIP seja garantido.
5. Seja paciente
Preocupe-se em fazer um excelente tratamento e ter uma boa recuperação enquanto o seu advogado constrói o seu caso. Muitas lesões podem demorar até meses para serem tratadas. Isso é importante para determinar o tamanho do impacto do acidente no seu dia a dia e calcular todos os seus danos. O processo pode demorar um pouco, mas vale a pena.
6. O mais importante: seus status imigratório é irrelevante!
A boa notícia é que, se você estiver envolvido em um acidente de carro na Flórida, terá os mesmos direitos que os americanos, independentemente de como chegou no país. Se você está aqui como turista, estudante, com qualquer tipo de visto ou se entrou no país pela fronteira sem nunca ter sido formalmente admitido pela imigração dos EUA — não importa, seu status de imigração não interfere em seu direito a um tratamento médico, nem em seu direito de receber uma compensação justa por lesões e danos sofridos.