O Mindful Eating é a prática de comer com atenção plena, a partir de uma alimentação consciente. Introduzimos essa prática em nossos programas de emagrecimento e trata-se de perceber, a cada segundo, a experiência proporcionada pela comida e ter consciência do que o organismo precisa no momento.
Há alguns anos quando descobri essa técnica, ela revolucionou todos os meus atendimentos, pois ela ajuda a obter controle sobre seus hábitos alimentares e, através da experiência de nossos pacientes, é comprovado que ajuda a promover o emagrecimento, redução da compulsão alimentar e na promoção do bem-estar.
E quais os benefícios do Mindful Eating?
1. Mais propósito
A alimentação consciente coloca você de volta no controle e permite viver com propósito. Ele permite que você tenha mais informações sobre seus mundos interno e externo, além de melhorar sua capacidade de se concentrar e aproveitar o agora. A alimentação passa a fazer parte de um estilo de vida, e uma das formas de incorporar isso ao propósito é reconhecendo seus benefícios à saúde.
2. Ajuda a controlar os gatilhos emocionais
A técnica é útil para identificar com mais facilidade os gatilhos emocionais que levam o indivíduo a comer e a dominá-los. O treinamento voltado para a consciência de comer tem a intenção de promover uma maior percepção para questões fisiológicas e emocionais relacionadas à alimentação, como a fome, a saciedade, a degustação, a satisfação, etc.
3. Administrar bem as emoções
Quando você tem maneiras mais saudáveis de lidar, como respirar com atenção e abandonar a ansiedade, você não controla suas emoções através de suas escolhas alimentares. Você pode tolerar as emoções, por mais desconfortáveis que elas sejam, sem afastá-las ou descontá-las na comida.
4. Melhor digestão e absorção de nutrientes
Quando comemos com consciência e de forma mais devagar, mastigamos os alimentos melhor, e isso faz com que o organismo tenha uma digestão mais fácil, absorvendo os nutrientes de forma eficiente. Leva um tempo para o cérebro mandar as informações de saciedade para nosso corpo, e se nos alimentamos devagar, sem pressa, essa sensação será mais rápida apreendida.
Além disso, a comida precisa ser quebrada em pedaços muito pequenos para ser absorvida através de passagens incrivelmente pequenas em nosso organismo, por isso quanto melhor for feita a mastigação, melhor a absorção.
Como essa técnica auxilia nos casos de compulsão alimentar e ansiedade?
Comportamentos alimentares desordenados interferem na capacidade de reconhecer sinais fisiológicos relacionados à fome e saciedade e reduzem a habilidade de diferenciar esses sinais do sofrimento emocional.
Com o Mindful eating, temos um aumento da conscientização dos sinais físicos de fome, permitindo que as pessoas respondam apropriadamente a eles, em vez de restringir a ingestão de alimentos ou comer compulsivamente. Por exemplo, técnicas de respiração consciente e de varredura corporal aumentam o reconhecimento de sinais fisiológicos de fome. A alimentação consciente também envolve o aumento do reconhecimento de reações e julgamentos sobre comida, por exemplo, ansiedade ao comer chocolate.
Gostou da dica? Vem conhecer melhor sobre essa técnica no meu Instagram (@drvanessaqueiroz) ou então fazer uma sessão de Mindful Eating comigo lá na VQ Weight loss! Você é meu convidado especial!