1. Sempre vai ter alguém com o corpo muito melhor do que o seu

Quando entramos em uma academia de musculação, nos sentimos como um “patinho feio”… Claro, claro… Vemos pessoas com bons corpos, definidos e musculosos. Vemos mulheres com glúteos avantajados e, logo nos sentimos tímidos com aquilo.

Porém, quando passa uma semana, mais ou menos, que já pegamos a esquematização das coisas e começamos a nos dedicar mais, já pensamo que os resultados em nossos corpos são muito evidentes e notáveis e, não é incomum que diante disso, muitos comecem a se tornar “exibidinhos”.

Acontece que isso é, literalmente, passar por ridículo. Se você começou agora, é impossível que tenha um bom shape em uma semana, mas isso não te faz pior, é claro!

Entretanto, quando você começa a se achar demais, pode ter certeza que vai estar todo mundo olhando e te achando um mala… E, principalmente quem tem um bom shape…

Ser humilde é o primeiro passo quando se entra em uma academia e, é interessante que você saiba que MESMO QUE VOCÊ JÁ TREINE HÁ ANOS E TENHA UM SHAPE BACANA, sempre vai aparecer alguém com um shape ainda melhor, mais-musculoso (a), mais denso e mais definido.

Sendo assim, esqueça “se achar a última bolacha do pacote”, pois certamente, sempre haverá alguém com um shape melhor do que o seu.

2. Não adianta pensar que musculação é sinônimo de levantar pesos

Muita gente entra na academia e já pensa ser um guindaste… Quer levantar toneladas no supino, querem levantar toneladas no leg press e assim por diante. Raramente os movimentos saem como deveriam e, quando algo sai um pouco menos pior ele está submetido a um risco alto de lesão pela falta de estruturação corpórea, a qual ocorreria com anos de treinamento.

Entenda que, em primeiro lugar, a musculação não deve ser entendida como levantar peso. Isso porque, não somos guindastes. Mesmo levantadores de peso, precisam de técnicas e trabalhos específicos. Portanto, não adianta, para objetivo nenhum, ser um guindaste.

Em segundo lugar, se você é novato na academia, pode até ter força e uma boa genética, mas, seus músculos auxiliadores, estabilizadores entre outros, não vão superar cargas tão altas. E com isso você corre o risco de se lesionar muito feio.

Não, não quero dizer que você não deva pegar o máximo de peso que pode em um dado exercício ou que seu treinamento deva ser submáximo, porque isso não é eficiente para a maioria das pessoas.

O que quero fazer é que você tem de saber trabalhar pouco a pouco e ir evoluindo progressivamente dia a dia, em cargas técnicas entre outros vários aspectos.

Quando você TRABALHA O MÚSCULO ao invés de levantar pesos, apenas, seus resultados serão muito mais exponenciais, duradouros e a sua prevenção de possíveis lesões serão bem menores também

3. Instrutor de academia NÃO É ANILHEIRO

Quando você vai ao banheiro, você lava as mãos e dá descarga, não é mesmo? (Espero que sim)… E quando algo cai no chão da sua casa, você recolhe, não é mesmo? Se a louça está suja, você tem de lavar, não é?

Pois bem! Esses são princípios de convivência e de educação também. Porém, tem gente (para não dizer a grande maioria) que pensa que esses princípios não são aplicáveis dentro de uma academia de musculação! Os bons modos, a educação, a vivência com outras pessoas é essencial para garantir um ambiente mais produtivo e seguro.

Sendo assim, uma das coisas as quais mais observo dentro de uma academia de musculação, são pessoas mal-educadas que deixam pesos e anilhas espalhadas pelo ambiente, no chão ou mesmo no local indevido.

Obviamente, ninguém está falando que você deva ser o senhor organização, mas ter o mínimo de bom sendo é essencial! Tirou um peso ou uma anilha do lugar, então, guarde! Montou um equipamento, desmonte-o.

Normalmente, essas pessoas pensam ser obrigação do instrutor, professor ou estagiário que está lá, ficar guardando e arrumando aquela zona toda! Mas, não é! Ele é pago para ajudar você, não para “limpar seu traseiro”. E, inclusive, ter de ficar parando para guardar pesos de pessoas folgadas e sem educação atrapalha a produtividade do trabalho dele, o que irá prejudicar você mesmo.

Além de tudo isso, o fato de termos pesos jogados pelo chão pode causar acidentes. Não se esqueça que além de você, outras pessoas estão por lá, incluindo idosos, pessoas com menor mobilidade motora e até mesmo possíveis portadores de necessidades especiais.

Portanto, é essencial que você entenda que o professor está lá pago para te AJUDAR (e ajudar os outros também) e quem deve organizar sua própria bagunça, é você! Isso é questão de bom senso.

4. Tenha bom senso com aparelhos celulares

Hoje, não é segredo para ninguém que os smartphones estão dominando o mundo. É possível controlar sua vida toda através deles; acessar câmeras remotas, acionar eletrodomésticos a longa distância, controlar uma televisão e seus canais, tirar milhões de fotos, fazer gravações, compartilhar documentos etc.

Sem contar a interação com o mundo todo. E, eu até vejo bastante mérito e benefício nisso e penso que os smartphones, quando bem usados podem trazer inúmeros benefícios. Até mesmo atletas profissionais hoje possuem benefícios com o uso dos smartphones para divulgar seu trabalho, para mostrar dicas de treino, para otimizar a sua divulgação ou das marcas que o patrocinam etc.

Porém, muitas pessoas se esquecem do bom senso com os smartphones.

Por exemplo, em uma mesa onde existem 3 ou 4 pessoas, 2 ou 3 estão conectadas no smartphone ao invés de darem atenção a quem está ao seu lado na refeição; durante consultas médicas, o paciente ou o médico estão no maldito aplicativos de comunicações e assim por diante.

E, claro, não poderia ser diferente também na academia: Pessoas que usam smartphones não para ouvir música ou tirar uma foto no final do treino, mas que estão o tempo todo com o celular, conversando, acessando redes sociais ou mesmo vendo algum vídeo… Ora, ora! E isso inclui não só os períodos de descanso, mas durante o trânsito nas academias e até mesmo durante o exercício.

Você pode pensar que isso não afeta em nada, não é mesmo? Não! Na verdade, isso afeta a todos! Vou te dar alguns exemplos:

• Se você usa o celular enquanto anda na academia, pode trombar com alguém que esteja ou não treinando e ocasionar um acidente;
• Se você usa o celular enquanto descansa em um aparelho ou equipamento, com certeza estará interferindo em alguém que possa querer usar o equipamento e isso é totalmente desagradável;
• Se você usa o celular enquanto está fazendo um exercício, além de se machucar pode ocasionar um acidente com alguém que esteja ao seu lado (pasme, que eu já vi pessoas se equilibrando para agachar e, ao mesmo tempo, no celular!);
• Se você usa o celular para tirar fotos o tempo todo, pode acabar ocasionando novamente um acidente caso trombe com alguém.

Então, percebe como a coisa é um pouco mais grave do que você imagina?

Smartphones podem ser muito produtivos em academias, mas desde que bem usados e sem demasia. Do contrário, você coloca a sua integridade em jogo e a do seu próximo também. Aliás, não me lembro de ver nenhum profissional no WhatsApp enquanto treinava, você se lembra? Talvez seja por isso que eles têm resultados.

5. Não abuse de aeróbicos antes do treino

É comum que iniciantes sejam jogados em exercícios aeróbicos antes do treino, talvez por comodismo de professores. Mas, isso acaba se tornando um hábito para muitos e eles fazem um “aquecimento” correndo na esteira ou fazendo alguns longos minutos de aeróbios antes do treino anaeróbio.

Acontece que as fontes primárias de energia usadas no treinamento com pesos são o mecanismo de Creatina e o mecanismo glicolítico nas células, ou seja, sem eles o treinamento com pesos tende a decair muito. Assim, se você usa essas fontes de energia previamente nos aeróbicos pré-treino, certamente irá ter prejuízos na hora de treinar com pesos.

Portanto, evite ao máximo exercícios aeróbicos antes do treino, especialmente os de alta intensidade e/ou alta duração. Dê sempre preferência à musculação!

6. Faça uma boa refeição antes do seu treino

Comer antes do treino adequadamente, garante um bom aporte energético e de aminoácidos durante o mesmo, fazendo com que as taxas catabólicas sejam reduzidas, as anabólicas aumentadas e fazendo com que o rendimento do treino como um todo seja muito melhor. Sendo assim, comer antes do treino é fundamental!

De uma maneira geral, o importante é estar devidamente alimento antes do treino, se acordo com suas necessidades individuais.

Uma refeição cerca de 60-90 minutos antes do treino contendo carboidratos complexos (raízes, raízes tuberosas, tubérculos, cereais, grãos), proteínas de alto valor biológico (peixes magros, carnes bovinas magras, claras de ovos, carnes magras de aves, leite e seus derivados desnatados etc.) e pouca quantidade de lipídios (dando preferência aos presentes nos derivados de animais ou aos MCTs) e pouca quantidade de fibras alimentares já será suficiente.

Claro, não se esqueça de uma plena hidratação com água e eletrólitos. Seguindo esses passos, certamente, seus treinos serão muito melhores!