Sabe-se que atualmente animais de serviço e animais de suporte emocional estão presentes em nossa sociedade. Vemos diversos tutores com animais que tem essa denominação, mas nem todo mundo sabe o que significa cada classificação, quais são de fato as características e quando o seu animal se aplica a elas.
Afinal, qual seria a diferença entre eles? Então vamos lá!
• Animal de serviço (service dog) — é um animal registrado e obrigatoriamente deve ser treinado (adestrado) para auxiliar e executar tarefas específicas para os seus tutores que possuem de certa forma, alguma necessidade especial e/ou limitações.
Importante ressaltar que o animal de serviço é aceito em locais públicos, estabelecimentos comerciais, entre outros. Lugares que normalmente não aceitam ou não aceitariam animais, quando é um animal de serviço não pode haver restrição da presença/trânsito do animal.
Exemplos de animais de serviço seriam os cães-guia para pessoas que perderam a visão, ou aqueles treinados para pessoas que possuem algum quadro clínico como: convulsão ou outro tipo de diagnóstico e o animal é responsável por alertar ou salvar o seu tutor em caso de emergência;
• Animal de suporte emocional — como o próprio nome já diz, refere-se ao animal registrado que dispensa ser treinado (adestrado) e oferece suporte e conforto emocional, amenizando assim sintomas e diagnósticos do seu tutor.
Vale ressaltar que para que ele seja considerado um animal de apoio emocional, o tutor precisa ter um laudo médico de um profissional de saúde mental (psiquiatra) que ateste que a pessoa está em tratamento ou que ela tem algum tipo de necessidade especial de ter o animal ao seu lado, como, por exemplo: crise de ansiedade generalizada, bipolaridade, traumas, depressão ou transtornos, ou seja, algum diagnóstico que comprovante essa necessidade.
Assim como os animais de serviços, os animais de suporte emocional oferecem algum tipo de privilégio, no entanto, limitado, diferentemente dos oferecidos ao animal de serviço. Neste caso, não são todos os estabelecimentos obrigados a aceitar, tanto locais públicos quanto estabelecimentos comerciais.
Uma curiosidade sobre isso é que os animais de suporte emocional não são limitados somente como cães e gatos, mas também mini pônei, macacos, pássaros e até mesmo répteis podem exercer essa função.
Outra questão é que em relação ao embarque internacional de animais de suporte emocional, devido a fraudes e aumento de pessoas solicitando o direito, atualmente se encontra dificuldade para aceitação de embarque assim, o que faz com que pessoas que antes tinham acesso e facilidades como não ter discriminação de raça e peso, por exemplo, hoje já não podem mais embarcar facilmente, em alguns casos, existe até a necessidade de solicitação de embarque por processo judicial.