Devido à rápida expansão de pessoas contaminadas pela variante Ômicron, o Departamento de Justiça americano decidiu adiar grande parte das audiências de cortes de imigração.

Isto porque o número de pessoas contaminadas aumentou, o que ocasionou que muitos funcionários não pudessem ir trabalhar. De igual forma, muitos estrangeiros (mesmo vacinados) pegaram o vírus do Covid e se fossem permitidas suas idas à Corte haveria ainda mais a proliferação do visto, o que agravaria o quadro geral.

Prudência, pois, foi adotada.

Assim as audiências com data até 31 de janeiro de 2022 serão adiadas, conforme a situação abaixo:
1) Imigrante não está detido e não tem advogado. A audiência está cancelada e será reagendada. Se ainda assim, o imigrante quiser continuar com o caso, ele pode ligar para a corte e pedir para manter o agendamento e a audiência será conduzida online ou por telefone.
2) Imigrante tem advogado. A audiência está mantida e ocorrerá online ou por telefone.
3) Imigrante está na detenção da imigração. A audiência está mantida e ocorrerá normalmente.
4) Imigrante está aguardando em outro país pelo programa MPP (Migrant Protection Protocol). A audiência está mantida e ocorrerá normalmente.

Se a sua audiência está agendada para depois de 31 de janeiro de 2022, fique ligado. Caso a variante continue provocando contaminação em larga escala é bem provável que futuras datas de audiência sejam canceladas, o que demandaria a espera de um novo agendamento.

A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.