Hello, Família VQ! Hoje iremos falar sobre um tema que é muito frequente em nosso entorno, mas que, muitas vezes, não sabemos o que é: a compulsão alimentar.

Durante todo o texto, iremos descobrir mais sobre o que é, suas causas, sintomas, riscos da doença, tratamento e como controlar. Vamos juntos?

O que é a compulsão alimentar?

A compulsão é uma doença mental onde a pessoa sente uma necessidade enorme de comer o tempo todo, mesmo não estando com fome. Ela sente uma vontade forte e não deixa de se alimentar, embora já esteja satisfeita. Indivíduos com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo, sem pausas, podendo se agravar durante as crises.

Quais as causas?

Algumas causas são mais conhecidas, como dietas realizadas de forma errada. Após dietas muito restritivas, sempre existe o risco de a pessoa desenvolver uma compulsão alimentar, pois estas dietas privam pessoas de se alimentar diversos alimentos, o que resulta em um aumento do desejo por comidas que elas não poderiam comer.

Outro grande causador é o estresse: nesse caso, a compulsão é uma maneira da pessoa lidar com o estresse (ou não lidar, não é mesmo?).Problemas emocionais mais graves também podem surgir e isso resulta da compulsão alimentar associados a outras práticas, como vomitar após comer ou ingerir laxantes.

Que sintomas estão presentes?

Comer mais rápido do que o normal, se alimentar quando não está com fome, continuar comendo mesmo quando já está saciado, comer sozinho ou escondido, sentir tristeza ou culpa por comer demais e pode apresentar problemas de vício em jogos de azar e bingos.

E existe tratamento?

Para a compulsão alimentar o tratamento deve ser multidisciplinar, entre médico, psicológico e nutricionista. O médico, para orientar o paciente e ser o responsável por prescrever os medicamentos, caso o paciente necessite. O psicólogo para compreender todos os gatilhos de ansiedade e estabelecer estratégias de controle. E o nutricionista para elaborar um plano alimentar com os nutrientes necessários para controlar a compulsão e atingir os objetivos.

Recomenda-se a prática de exercícios físicos e atividades relacionadas à atenção, como meditação e yoga, com um acompanhamento de um profissional da área.

Esse conteúdo te ajudou? Se você está gostando do nosso conteúdo aqui no Canal Perguntas, comenta lá no meu Instagram (@drvanessaqueiroz) a hashtag #vimpelocanalperguntas, vou ficar muito feliz de saber que esse conteúdo tem ajudado vocês!

Até próxima semana!