Os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) anunciaram dia 6 de março de 2023, que agora os estudantes internacionais com visto F-1 presentes nos EUA podem usar o premium processing na hora de solicitar autorizações para estudar no país. O serviço foi expandido para incluir petições iniciais e pendentes do formulário I-765 apresentadas por estudantes F-1 nos EUA, bem como alguns outros tipos de formulários relacionados à mudança de status (formulário I-539) e à cidadania (formulário I-140).

Na prática, os vistos para curso superior como graduação e mestrado já eram vistos com maior rapidez, já que nesses casos há um início de ano letivo certo, diferente de escolas de inglês que iniciam toda segunda-feira.

Para quem está dentro dos EUA, a taxa premium foi implementada também a possibilidade de preenchimento online do formulário I-907 — necessário para quem deseja mudar seu status para F-1, F-2, M-1 ou M2 — assim como um pagamento extra da taxa no valor de US$ 1.750. Nesse caso o seu visto será aprovado em no máximo 30 dias.

Essas medidas permitem que os estudantes internacionais obtenham uma resposta mais rápida sobre suas solicitações — nesse caso para o estudante conseguir começar a trabalhar mais rapidamente por meio do OPT — OPT para quem não sabe é um programa especialmente destinado àqueles que desejam adquirir experiência profissional na área em que se formaram ou estão se formando. O OPT será normalmente dado por 1 ano, porém para cursos STEM poderá ser estendido para até 36 meses.

No OPT o estudante pode solicitar a EAD — permissão de trabalho até 90 dias antes do término do curso e agora não há necessidade de ter um empregador, e o mesmo poderá ser indicado posteriormente.

O serviço também foi expandido a alguns outros tipos de formulários, como formulário I-539 (para mudança de status) e formulário I-140 (para cidadania). Além disso, o USCIS também anunciou a possibilidade de preencher online o formulário I-907 para aqueles que desejam mudar seu status para F-1, F-2, M-1 ou M-2.

Lembrando que, quem tem a intenção de vir para estudar, obter um mestrado, o direcionamento que entendemos correto e aplicar o visto no Brasil. Os consulados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Porto Alegre) processam o visto de estudante com bastante rapidez: em geral, em uma semana é possível já conseguir o visto de estudante para esses casos.

Por último, uma grande dica: ao dar entrada em um visto, caso o mesmo não seja aprovado com 15 dias do início das aulas, converse com a faculdade e sempre requisite um I-20 atualizado para evitar uma RFE (request for evidence).

Para mais informações sobre OPT, CPT vejam os vídeos:

Fontes:

https://www.uscis.gov/forms/all-forms/how-do-i-request

https://www.uscis.gov/newsroom/alerts/uscis-expands-premium-processing-for-applicants-seeking-to-change-into-f-m-or-j-nonimmigrant-status