Essas duas forças movem o ser humano! Quantas historias assistimos no Canal Perguntas de famílias que mudam completamente suas vidas por um desses motivos? Famílias que tinham suas vidas de uma certa forma andando no país em que reside, mas que por algum motivo os fez dar uma guinada de cento e oitenta graus nas suas vidas, e em questão de meses estão em um caminho completamente diferente.
As dores não necessariamente são físicas, em muitos casos são de pessoas que estão sofrendo por alguma razão, estão incomodadas com a vida que estão tendo. Pessoas infelizes no trabalho, no casamento, ou até mesmo em uma relação familiar. Isso chamamos de “dor”. O desconforto de ver alguém que nós amamos sofrendo por uma doença, por exemplo, como vimos em algumas entrevistas recentes no canal, sem a possibilidade de um tratamento digno para o seu ser querido, e que vão em busca de um tratamento mais digno para o seu familiar.
Essa dor nos move e nos faz mudar o rumo das nossas vidas completamente, embora esse sentimento traz consigo também o medo, a insegurança de algo poder não funcionar como esperado, e mesmo assim leva as pessoas a seguir em um caminho pelo qual não se sabe ao certo o que vai acontecer. Da mesma forma, essa dor traz também a esperança, a imaginação de que tomando aquela decisão, tudo aquilo que nos faz sentir infeliz vai terminar e, nessa altura, podemos ter o sonhado encontro com a felicidade.
O amor, esse sim, como sabemos move montanhas. O amor que temos pelos nossos filhos, o amor que temos pela nossa família e, porque não, o amor-próprio. Esse sentimento pouco explicado por todos aqueles que sentem, o amor de verdade, o qual não pensamos em erros, ele nos move para frente e somente para lá, onde temos a certeza que tudo vai dar certo, e acreditem, ele faz dar muito certo sempre.
O amor verdadeiro eu costumo chamar de fé incondicional, mas infelizmente pouca gente é possuidora desse sentimento e aqui vou emitir minha simples opinião. O amor ou fé incondicional, é aquele sentimento que carregamos conosco diariamente, quando levantamos todas as manhãs agimos como se fosse o primeiro dia a caminho da nossa liberdade, aquele sentimento que faz com que executamos nossas tarefas diárias com alegria sem olhar o lado ruim das coisas, o Paulo chama de “faca nos dentes”.
As palavras “erro” e “impossível” são borradas do nosso dicionário, agimos sempre. Ação e determinação é o nosso lema sempre, em tudo. Saímos para trabalhar renovados, voltamos para casa e mesmo cansados cumprimos nossos deveres domésticos como se estivéssemos descansados. Não reclamamos, não colocamos defeito em nada nem em ninguém, nossos movimentos são constantemente alegres e tudo o que fazemos parece mais leve e nos sentimos felizes por isso.
Com isso tudo muda, o cheiro da comida vai ser sempre bom, o abraço naqueles que amamos vai ser sempre caloroso, o sorriso no rosto vai ser sempre sincero. Pureza no coração, isso será sentido e transmitido, como uma via de mão dupla. O amor vai ser sentido nas pequenas coisas do dia a dia e nas situações mais simples, esse é o amor de verdade. Não espere nada muito grande acontecer para estampar aquele sorriso no rosto, seja um espelho para a vida, faça refletir para o mundo tudo de bom que acontece contigo, e ao contrário disso seja um baú, esconda lá no fundo as coisas ruins. “Seja uma avó para você e os seus!”. Avós são mães duas vezes, são puras e sem maldade, já aprenderam a diminuir todos os sentimentos ruins que às vezes a vida nos apresenta, as avós são doces e cheias de amor verdadeiro, suas comidas nos alentam, seus abraços nos confortam de verdade e sua bondade nos fortalece.
Com tudo isso nossas vidas serão mais leves, mais felizes e muito, mas muito mais objetiva.