Pode parecer mais simples preparar uma viagem para os Estados Unidos, afinal há tanta informação disponível sobre o país, que muitos turistas acabam deixando o planejamento para depois. Porém, um país tão grande e cheio de diversidades, merece bastante de nossa atenção na hora de organizar uma viagem.

Nova York, Orlando, Miami, Los Angeles, San Francisco, San Diego… são inúmeras cidades e destinos turísticos para visitar e cada um com sua especificidade. Por isso, é fundamental observar cada detalhe.

Para ajudar, separei algumas dicas aqui no blog para quem está embarcado pela primeira vez para a Terra do Tio Sam, como moeda, vacinas, documentos necessários e dicas de destinos turísticos.

A Get Your Guide oferece ingressos para espetáculos, tours em português e até mesmo transfers do aeroporto para o hotel.

VISTO AMERICANO

Para realizar qualquer tipo de viagem para os Estados Unidos é obrigatório ter visto, e saiba que o país é muito rigoroso com a documentação. Para solicitar o visto é necessário inicialmente preencher o formulário DS-160 e logo após pagar a taxa equivalente.

Com o comprovante e o código do formulário em mãos, você poderá agendar a entrevista. Na sequência, é necessário fazer a coleta dos dados biométricos e, por fim, a entrevista. Para saber mais sobre o tema, leia o post completo sobre como conseguir visto para os Estados Unidos.

Não existe um “roteiro” na hora da entrevista, mas ela costuma ser rápida e objetiva. Geralmente as perguntas são: “O que pretende fazer no país? ”, “Quantos dias vai ficar? ”, “Já viajou para o exterior? ”, “O que você faz no Brasil? ”, entre outras. Se aceito, o prazo médio para a entrega do visto é de 7 dias.

Se o seu visto for negado, após o prazo de uma semana você pode solicitá-lo novamente, mas para isso você deverá pagar uma nova taxa e comprovar que houve alguma mudança. E se seu interesse não é só turismo, leia o artigo sobre tipos de visto americano.

MOEDA E CÂMBIO

Como todo mundo sabe a moeda oficial dos Estados Unidos é o dólar, que está disponível em notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 dólares, além de moedas de 1, 5, 10, 25, 50 cents e 1 dólar.

Você consegue comprar a moeda americana facilmente em qualquer casa de câmbio ou banco no Brasil. No país são aceitas as principais bandeiras de cartões de crédito, basta ativar para utilizá-los no exterior.

A dica aqui é tentar encontrar as melhores taxas para comprar dólares, facilmente verificadas pelo site da Confidênce Câmbio. A partir de sua localização, o aplicativo disponibiliza as casas de câmbio com tarifas mais baratas perto de você.

Para comprar dólar ainda no Brasil, indico utilizar agências online, para receber o dinheiro em casa e evitar riscos desnecessários. Sempre compro com a Confidênce Câmbio, uma das maiores agências online do Brasil.

VACINAS

Não são exigidas vacinas para entrar nos Estados Unidos, mas fique de olho se seu voo tem alguma conexão. Em alguns casos, como no Panamá exige a vacina.

*Obs.: Muitos países exigem a vacina contra febre amarela, entre eles Austrália, Barbados, Bahamas, Bolívia, Costa Rica, países da África e Sudeste Asiático. Tome a vacina e providencie o certificado internacional. Inclusive, para saber mais leia o post sobre como tirar o certificado internacional contra febre amarela e descubra também os países que exigem a vacina.

COMPRAS E IMPOSTOS

A maioria das pessoas que viaja para os Estados Unidos aproveita para fazer umas comprinhas, principalmente de eletrônicos, aproveite e veja minhas dicas para economizar em compras no exterior.

Uma observação importante para essas pessoas é que o valor impresso na etiqueta do produto não é o valor final de compra. Nesse valor, não estão inclusos as taxas e impostos de compra, que são somados ao valor final do produto na hora do pagamento.

As taxas variam de acordo com o estado. Então, fique atento caso faça uma viagem por mais de um estado, para saber onde vale mais a pena comprar. Pesquise também sobre o Tax Free…falo sobre isso no artigo que indiquei acima.