A lamentável derrocada da presença americana no Afeganistão, resultou em um problemão para aqueles que lá vivem, mesmo os que aguardavam processamento de seus vistos de imigrante para os EUA.

Felizmente, ainda há esperança.

Aqueles que já tinham seus vistos de imigrante concedidos ou que aguardavam entrevistas para receber o mesmo, ou ainda que são beneficiários de petições de imigrante já aprovadas devem preencher este formulário on-line (https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=dFDPZv5a0UimkaErISH0S0jG7jCPVrpAs2b5YumFx6FUOUNBS0lPNFk1SjhEQzBRRDlXS0NXNFM1WCQlQCN0PWcu), o que permitirá à Embaixada Americana entrar em contato com eles para processamento de seus vistos de imigrante.

O Departamento de Estado dos EUA também emitiu a explicação abaixo para a repatriação para os EUA de afegãos imigrantes e de seus familiares nas seguintes categorias:

Afegão portador de visto de imigrante: se os seus familiares possuem cidadania americana, Green Card, visto americano válido ou uma aplicação pendente de visto de imigrante, eles poderão viajar com você neste momento.

Afegão com aplicação de visto de imigrante pendente: se sua petição de imigrante foi aprovada e você submeteu todos os documentos para o NVC ou se você foi entrevistado e seu caso está pendente na Embaixada de Kabul, você é elegível para a repatriação americana.

Documentação: todos os passageiros devem ter documento de viagem válido (passaporte ou vistos) e deverão trazer os documentos civis (certidões de nascimento, casamento etc.) que permitam que as aplicações de imigrante sejam finalizadas antes do ingresso nos EUA ou logo após o mesmo.

Afegãos cuja petição de imigrante ainda não foi aprovada: o Departamento de Estado deverá publicar em breve a orientação sobre em qual Embaixada/Consulado em terceiro país estes vistos serão processados no futuro e os aplicantes entrevistados.

Parole humanitária: devido às perigosas condições no Afeganistão, este benefício da parole humanitária pode ser concedido para alguém que está fora dos EUA e pretende entrar no país temporariamente devido a razões de natureza humanitárias e emergenciais. O pedido pode ser feito na Embaixada dos EUA em outro país, que não o Afeganistão.

Kabul

Por fim, cidadãos afegãos podem entrar nos seguintes países sem a necessidade de um visto. Isto pode servir para atingirem a Embaixada Americana em busca de algum dos benefícios mencionados acima: Tajiquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Antígua e Barbuda, Benin, Cabo Verde, Comoros, Dominica, Etiópia, Maldivas e Catar.

A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado que seja licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.