Em tempos de pandemia, onde dezenas de preocupações nos roubam atenção o tempo inteiro, é imprescindível que falemos sobre um dos erros mais comuns na preparação do imposto de renda, o cumprimento de prazos.

Com a proximidade do calendário de entrega de declarações de impostos, perceber erros apenas no momento da declaração, podem causar frustrações e atrasos em seu processo.

Particularmente, aqui na Larson, eu gosto de orientar meus clientes e acompanhá-los em cada etapa, fazendo com que a experiência contábil não seja desgastante. Acredito que esse seja um dos nossos principais diferenciais. Nossos clientes não são apenas clientes, são como se fossem uma grande família. Inclusive, recentemente lançamos uma campanha que exprime exatamente isso, “Seja Larson”. Durante todos esses anos de experiência eu tenho o cuidado de preparar uma lista com os erros mais comuns, precavendo nossos clientes. São eles:

1. Perder os prazos Oficiais determinados pelo IRS:

  • Empresas tipo LLC e S-CORP: 15 de março de 2021
  • Empresas tipo C- CORP: 15 de março de 2021
  • Pessoa Física residente: 15 de abril de 2021
  • Pessoa Física Não Residente: 15 de junho de 2021

2. Não saber ou não trazer o cartão do SSN, a cartas de emissão do ITIN ou do EIN de sua empresa.

3. Esquecer os informes de rendimentos com W2 e 1099, geralmente enviados via correio por sua fonte pagadora.

4. Misturar gastos e receitas da empresa com movimentação de conta corrente pessoal ou vice-versa, sem acompanhamento contábil.

5. Trazer um apanhado de notas fiscais e extratos bancários e serem somados ou entendidos somente no ato da declaração.

6. Não manter livros contábeis de sua empresa em dia – Bookeeping

7. Desconhecer que poderia precisar ter antecipado o pagamento de impostos ao longo do ano de forma trimestral, se possui rendimentos sem retenção em fonte.

8. Intencionalmente ocultar ou modificar informações sobre sua vida fiscal para seu contador.

9. Não ser capaz de comprovar legitimidade em fatores de vida, exemplos:

  • Documentos originais com foto
  • Comprovante de residência
  • Legitimidade de paternidade
  • Etc

10. Recusar-se a pagar impostos devidos até a data limite, ou se não tiver condições de fazê-lo, não solicitar ao seu contador, pedido de parcelamento de impostos junto a receita americana.

11. Registrar-se no Affordable Care Act – Obama Care, informando uma renda estimada muito distante da realidade, o que pode significar uma alta conta de imposto a pagar no ajuste.

12. Esquecer de trazer o formulário 1095, caso tenha obtido seguro saúde ao longo do ano ou desconhecer as mensalidades pagas ao longo do ano.

13. Acreditar que ao pedir extensão de prazo para entrega de declaração, estará isento de juros. A isenção aplica-se a penalidade por atraso de envio, porém, juros serão cobrados da data em que o imposto deveria ter sido pago, até a data efetiva em que o cheque for enviado ao IRS.

*IRS – Órgão do governo americano equivalente à Secretaria da Receita Federal do Brasil.