A cena se repete diariamente. Estrangeiros, que foram prometidos facilidades de legalização rápida e certeira, se deparam com uma decisão escrita negando o seu pedido de EB-2 NIW, ou seja, nem rápido, nem certeiro e nem green card.

Desesperados pela péssima notícia, eles rodam quase todos os escritórios de advocacia imigratória, em busca de soluções que restaurem a possibilidade de legalização.

Curiosamente, muitos caem no mesmo feitiço, agora praticado por um novo personagem que promete a mesma sedução de outrora, já testada e decidida negativamente pelo Serviço de Imigração (USCIS).

Então, o que fazer quando você recebe uma decisão negando sua petição de EB-2 NIW, para que você não caia em nova armadilha?

Primeiro, contatar o advogado que fez seu processo e obter dele duas coisas: (1) as opções do que fazer para seguir adiante e (2) a cópia inteira de tudo, absolutamente tudo que foi enviado em seu nome para o seu processo.

Segundo, consultar outros profissionais sérios e gabaritados, que sejam transparentes na análise do seu caso, olhando e aconselhando sobre o seu interesse e não o interesse deles.

Toda vez que uma petição é negada, surgem duas alternativas: recurso ou reaplicação.

Um profissional correto vai te pedir a cópia do seu processo. É imprescindível saber o que consta no seu pedido para avaliar porque o resultado foi negativo e como proceder daqui em diante, justamente para evitar contradições.

O passo inicial é examinar se o candidato realmente preenche os requisitos do visto EB-2, bem como se ele também qualifica para o NIW, coisas absolutamente distintas e que muitos não sabem até hoje a diferença.

Se o estrangeiro não qualifica para o EB-2 NIW, é notório que ele foi enganado, tendo aplicado para o visto errado. Nestes casos não há como aplicar novamente para este visto, mas outros podem ser discutidos como opção, mesmo que isso implique que o estrangeiro tenha que sair dos EUA.

Já se o estrangeiro realmente qualifica para o EB-2 NIW, há que se verificar o que de fato resultou na negativa e que pode ser aprimorado legalmente. Existem muitos casos de sucesso de reaplicação deste visto, resultando na aprovação do processo.

Trata-se de uma análise individual, compreensiva e realista, tanto do currículo do estrangeiro como das reais possibilidades de dar certo em uma segunda aplicação.

Convém observar que dadas as cotas de visto EB-2 NIW estarem com retrogressão de aproximadamente 16 meses, não é possível aplicar simultaneamente para a petição de EB-2 NIW e para o ajuste de status.

Esta limitação e o que fazer deverá ser discutida individualmente com o advogado que cuida do seu processo.

O objetivo deste curto artigo é alertar para os riscos que o estrangeiro corre no momento em que ele tem a petição de EB-2 NIW negada.

Neste instante ele está muito mais vulnerável do que quando aplica inicialmente, não raro sucumbindo à mesma conversinha que o levou a fazer um processo de resultado duvidoso e que terminou negado.

Como lembrete final, o EB-2 NIW pode e deve ser feito em duas etapas. Primeiro, apenas a petição de imigrante. Se esta for aprovada, aí sim parte-se para o ajuste de status.

Esta estratégia é muito mais segura e o profissional que assim faz é extremamente responsável. Do contrário, você estará entrando em uma aventura muitas vezes sem volta.

Daí porque entregar a sua vida imigratória de novo para alguém que já te prometeu e não cumpriu é muito mais do que um erro grave. Aja com cautela nessa hora e tome muito cuidado com as mesmas promessas, falsamente disfarçadas de novas ações.

A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.