Ano novo e segundas-feira são o começo do fim de tudo! Dieta, academia, guardar dinheiro… eu poderia citar inúmeras promessas que são feitas e não são cumpridas por muita gente, porque será? Isso vem lá de trás, aproximadamente a doze mil anos atrás, antes da revolução agrícola, quando tínhamos que guardar nossas energias para poder sobreviver, então nosso cérebro, por uma questão genética e de sobrevivência, nos manda economizar energia. É muito mais fácil ficar uma hora na frente de TV, do que fazer uma hora de caminhada, por exemplo.

Uma pessoa com diabetes que levanta de madrugada para comer doce escondido, quem essa pessoa está enganando? Assim acontece em muitas outras situações na vida, temos o ledo engano de que enganando vamos mais rápido, ou mesmo que sejamos mais experto que o outro, quando na verdade, o engano só atrasa o processo. Momentos que vivemos, que não correspondem com nossos projetos, vão ficando guardados pelo simples comodismo que trazemos no nosso DNA. É genético, involuntário, está na nossa composição química.

Dieta

É muito difícil enfrentar tudo isso, é como ir contra a nossa própria natureza, mas aquelas pessoas que conseguem tal feito geralmente são muito bem sucedidas. As pessoas que fazem uma caminhada de uma hora ao invés de assistir TV como eu disse acima, vão perder peso ou pelo menos ter um corpo mais ativo e bem-disposto. Mas infelizmente somos uma máquina de procrastinação, adiamos a todo momento as tarefas do cotidiano, até as mais pequenas e as que consideramos irrelevantes. O que acontece é que a jornada é feita de pequenas ações e que somadas, fazem a diferença lá na frente.

Estamos o tempo todo buscando desculpas para não fazer isso ou aquilo, o tempo todo estamos deixando para mais tarde o que temos que realizar agora mesmo, e com essa atitude imergimos em uma condição de existência mórbida e insatisfatória. Muitas vezes não entendemos esse contexto, entramos em um círculo vicioso interminável, que transforma nossas vidas em verdadeiras catástrofes. A pessoa não se encontra, vai vivendo como segue, não se pergunta se é exatamente aquilo que quer. Se casa porque estava namorando, tem filhos porque estava casada, troca de emprego por um pequeno aumento, e por aí vai. Você já experimentou se perguntar sobre tudo isso?

Se escondendo

Não, tenho quase certeza que muitas pessoas não se questionam porque a resposta muitas vezes é amarga, e uma vez obtendo a resposta será obrigada a tomar uma atitude. Será impossível continuar vivendo estando consciente de determinada situação e não tomar nenhuma atitude. Por isso somos sempre tão omissos em muitas questões em nossas vidas, nos escondemos, temos medo de enfrentar a verdade nua e crua. Não gosto da palavra covardia, acho muito forte definir uma pessoa como covarde, mas temos que reconhecer que muitas vezes é exatamente isso que somos, covardes.

Não podemos ser negligentes com tudo aquilo que nos faz evoluir, que nos fará crescer como ser humano. Caminhar é preciso, evoluir é preciso, ser feliz é necessário!