É verdade, os nascidos no Brasil não participam mais da loteria do Green Card, porque nos últimos cinco anos mais de 50.000 brasileiros imigraram para os Estados Unidos.

Sem prejuízo, muitas pessoas possuem outras cidadanias ou são casadas com cidadãos de outros países que qualificam para o programa de Diversity Visa (DV), popularmente conhecido como Loteria do Green Card.

Todo ano a lei determina que 55.000 pessoas serão sorteadas para receber um Green Card. O sorteio é dividido entre seis regiões geográficas do mundo e nenhum país pode responder por mais do que sete por cento dos sorteados.

Para o ano fiscal de 2023, que se inicia em outubro de 2022, pessoas que nasceram nos seguintes países estão excluídas do programa DV: Bangladesh, Brasil, Canadá, China (incluindo Hong Kong), Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Haiti, Honduras, Índia, Jamaica, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Coreia do Sul, Reino Unido e seus territórios (excluindo Irlanda do Norte) e Vietnã.

O próximo programa, para o ano fiscal de 2023, teve suas inscrições abertas a partir do meio-dia de 6 de outubro de 2021 e serão enceradas ao meio-dia de 9 de novembro de 2021.

Observe não haver erros nas datas informadas. As inscrições são feitas em 2021, para o programa DV do ano fiscal de 2023, ano este que, por lei, se inicia em outubro de 2022.

Além de ser de um dos países que qualificam para o programa, para participar da loteria do Green Card o interessado deverá provar que possui o segundo grau completo ou o equivalente, quer dizer, estudo elementar e secundário que, somados, totalizam 12 anos de instrução educacional.

Alternativamente, caso o candidato não tenha essa instrução, poderá ainda demonstrar que possui dois anos de experiência (nos últimos cinco anos), numa ocupação que requeira ao menos dois anos de experiência ou treinamento para ser exercida. Isto é determinado pelo U.S. Department of Labor (onetonline.org).

As inscrições na loteria do Green Card devem ser feitas apenas on-line no site dvprogram.state.gov, através do formulário DS-5501. Não são aceitas aplicações em papel físico. Apenas as inscrições on-line serão aceitas.

Esta inscrição é gratuita e cada candidato somente pode fazê-la uma só vez. Se houver mais de uma inscrição para a mesma pessoa, ela será automaticamente desqualificada para participar do sorteio.

Observe que quando fizer a inscrição, o candidato deverá listar seu cônjuge e todos os filhos solteiros menores de 21 anos, mesmo que eles não tenham a intenção de imigrar para os EUA. Apenas filhos que já sejam cidadãos americanos ou que possuam Green Card não precisam ser listados.

Além disso, deverá ser submetida uma foto individual digital do inscrito, de seu cônjuge, e de todos os filhos menores de 21 anos, mesmo que eles não morem mais com o candidato principal (pai ou mãe). Como no requisito anterior, cônjuges ou filhos que sejam americanos ou residentes permanentes dos EUA não precisam ter suas fotos enviadas.

Uma vez inscrito on-line, o candidato receberá uma tela de confirmação com seu número de inscrição e outros dados. A partir de 8 de maio de 2022, ele poderá consultar o mesmo site para saber se foi sorteado para o programa DV, loteria do Green Card de 2023.

Tendo sido sorteado, o candidato receberá instruções específicas sobre como proceder para comprovar que qualifica para o visto de imigrante, bem como quanto ao agendamento da entrevista no Consulado americano.

Após a entrevista, se o candidato for aprovado, os vistos de imigrante serão emitidos entre 1º de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023.

Como último lembrete, vale a pena ser repetitivo e avisar que nativos do Brasil estão excluídos da loteria do Green Card e que este programa é gratuito, ou seja, nenhuma taxa é cobrada para o estrangeiro que qualifica poder participar.

Tirando isso, boa sorte!

A informação contida neste artigo constitui mera informação legal genérica e não deve ser entendida como aconselhamento legal para situações fáticas concretas e específicas. Se você precisa de aconselhamento legal, consulte sempre um advogado licenciado e membro da organização de classe (The Bar) do Estado onde você reside.