Apesar de serem parecidos e até mesmo serem confundidos, ter sucesso e ser bem-sucedido diferem em muitos aspectos. Uma pessoa de sucesso não necessariamente é bem sucedida. Digo isso porque o sucesso mascara muito a vida privada de uma pessoa. Sucesso é uma visão externa que temos de determinada pessoa, mas quase sempre essa capa esconde o que uma pessoa é por dentro, e também como ela é em seu convívio íntimo.

Uma pessoa pode ter sucesso, ser famosa ou reconhecida nacional e internacionalmente por algum feito, pelo seu talento, por sua obra ou por algum ato. Estamos acostumados a remeter o sucesso à aquelas pessoas cujo reconhecimento alcança grande repercussão e/ou a comoção de muitas pessoas. Cantores, atores e pessoas que atingem muitas outras com o seu trabalho são reconhecidas como pessoas de sucesso. O sucesso traz para muitos de nós o glamour e o sinônimo de vida bem sucedida, nos inspirando e nos motivando para querer ser ou fazer algo de que aquela pessoa faz.

O que estou tentando dizer é que para muitos de nós, ter sucesso é algo puramente positivo, mas existem aquelas pessoas que tem o seu reconhecimento por algo muito negativo, que cometeram um crime por exemplo, e ter sua liberdade privada por muitos anos. E estou seguro que na cadeia essa pessoa, será uma pessoa de sucesso. Seus companheiros de cela vão dizer: você não é o famoso da televisão? Que fez mal à aquela criança? Pois é, sua estada na prisão vai lhe render muitos reconhecimentos!

Ser bem-sucedido engloba aspectos muito singular, características de cada um de nós. Para ser bem-sucedido não precisamos de algo e muito menos de alguém, apenas de nós mesmos. Uma pessoa bem sucedida é aquela que tem amor-próprio, que gosta dela mesma como ela é, sem se preocupar com padrões de beleza, por exemplo. Uma pessoa bem sucedida é aquela que respeita a família, que respeita o próximo, que tem empatia. São aquelas pessoas que são felizes no casamento, que são felizes no trabalho e que aportam algo de bom para os outros e no que fazem diariamente.

Podemos ser bem sucedidos no aspecto familiar, no aspecto laboral e, porque não, no aspecto material. Ser bem-sucedido na saúde também vale, cuidar da mente e do corpo enquanto podemos. Enfim, pessoas bem sucedidas são as famosas “de bem com a vida”, as que passam por ela com leveza, emitindo boas energias por onde passa, sem reclamar o tempo todo do emprego, da família ou da falta de dinheiro. É claro que vão existir aqueles dias que levantamos com o pé esquerdo, mas nem por isso, “vomitamos” isso para o mundo, para aqueles que não tem nada a ver com o nosso mau dia.

Família feliz

Quer um exemplo de pessoas mal sucedidas aqui no Canal Perguntas? São aquelas pessoas que assistem os vídeos e passam o tempo todo criticando e julgando o entrevistado sem ter o bom senso de se colocar no lugar do outro, sem entender que aquela situação que a pessoa passou foi pelas condições que ela teve naquele momento da sua vida. Ou por acaso, alguém acredita que a pessoa fez aquilo para se dar mal de propósito? Enfim, comentários emitidos sem nenhum fim positivo, sem agregar algo de bom, nem para si mesmo e muito menos para o outro.

Volto a dizer que para ser bem-sucedido depende apenas de nós mesmos, de ser conformes com aquilo que vamos construindo durante a vida. Faça algo de bom o tempo todo por menor que seja e primeiramente você vai ser uma pessoa de sucesso para o seu entorno. E se há algo em você ou na sua vida que não lhe agrada, que te traz desconforto ou infelicidade, procure mudar e que essa mudança cause o menor impacto negativo possível para você e para os que estão ligados a você. Se exite algo que lhe incomoda, levante essa bunda da cadeira e vá procurar por melhoras.

Viu como é simples? Ser feliz começa aqui dentro, sozinho e sem dinheiro. Ser feliz é singelo, estar feliz é descomplicado.

Lembre-se sempre: a vida é como um espelho, você sorri e ela vai sorrir de volta!