Nesse momento de recuperação e dada a largada para a busca pela estabilidade financeira após o advento do Covid-19, a IRS concede alguns benefícios no intuito de estabilizar o mercado e possibilitar que empresas possam contar com o aporte de recursos para o árduo e muitas vezes penoso caminho da recuperação. Programas como PPP e SBA, auxiliam as empresas americanas nessa jornada. Entender as diferenças entre esses mecanismos e a forma como o empresário pode realizar o ingresso desses pedidos de forma correta, para ter acesso a esses programas, é uma ferramenta muito útil e de grande auxílio na busca pelo equilíbrio de muitas empresas sediadas nos EUA.

O Paycheck Protection Program (PPP), criado sob o CARES Act, trouxe consigo muitos questionamentos, principalmente por parte da comunidade brasileira e de pequenas empresas. Aproximar as pessoas dessa ferramenta, oferecendo informação de maneira clara, é uma preocupação da Larson. Com a possibilidade de um aporte de recursos de até dez milhões de dólares, com parcelamento de 30 anos para pagar, o “PPP” é um subsídio que abre prerrogativa de um pedido de perdão, onde há flexibilidade de negociação dos percentuais a serem pagos.

Outro programa interessante é o SBA, nesse caso envolve análise de crédito, com avaliação de score. Esse se desmembra em outro mecanismo de acesso a recursos, conhecido como: “SBA Advance”, que embora ainda não esteja com o calendário para solicitações disponíveis novamente, está intimamente ligado ao número de funcionários contratados pela companhia. Este também oferece acesso a recursos financeiros para pequenas empresas que necessitem de auxílio.